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Trabalho Projeto- Trilho Interpretativo em QR Codes (comunicação)

Maria Manuela Fatela Ribeiro Valentim Teixeira

mariamanuela.valentim@hotmail.com

manuela.teixeira@agrupalbertoiria.ed.pt

Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria – Olhão

 

De acordo com a definição da UNESCO1 (cit. in Santos, Fonseca e Matos, 2009, p.26), projeto consiste numa “atividade prática significante, de valor educativo, visando um ou vários objetivos. Implica pesquisas, a resolução de problemas e, muitas vezes, uma produção.”

O Trabalho Projeto funciona como uma metodologia promotora da aprendizagem dos alunos beneficiando a formação integral dos mesmos através de uma Aprendizagem Ativa.

Esta apresentação pretende evidenciar as potencialidades do Trabalho Projeto e como uma aprendizagem centrada no aluno contribui para o desenvolvimento intelectual, afetivo e social dos seus participantes associado ao uso de ferramentas TIC. A análise e a avaliação do processo e dos resultados obtidos evidenciam a importância da utilização da metodologia do trabalho de projeto e de ferramentas TIC na aprendizagem dos alunos, revelando as suas potencialidades para a aquisição de novos conhecimentos e de novas competências.

Este projeto foi desenvolvido com uma turma de 7.º Ano do Ensino Básico durante as aulas de TP dadas em conjunto pelas docentes de Inglês e Francês. Partindo do tema do Projeto Educativo do nosso Agrupamento “Património”, a turma decidiu que seria importante focar o nosso Património Natural, neste caso o Parque Natural da Ria Formosa.

De uma parceria com o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas) nasceu a ideia de criar Qr Codes que complementassem a informação contida nas placas de informação do Trilho Interpretativo do Parque e que irão constar nas mesmas para usufruto de todos os visitantes do Parque. Sendo este um Trilho muito utilizado tanto por locais como turistas, tornou-se pertinente a criação de um site para o qual os Qr Codes remetessem os utilizadores do mesmo para uma versão Portuguesa; Inglesa e Francesa de acordo com a sua preferência.

O projeto teve como ponto de partida o Trilho Interpretativo já existente no Parque em placas onde consta alguma informação, que para além de se encontrar desatualizada também se revela insuficiente, sobre cada estação do mesmo. Este “ponto de partida”, que se apresentou como sendo uma situação que necessitava de ser modificada desencadeou todo o processo. Essa intenção de mudança corresponde ao “porquê” do projeto sendo a justificação da sua existência, ou seja, os seus motivos. Esta antecipação corresponde ao “para quê” da realização do projeto, ou seja, é dado sentido ao desenvolvimento do projeto. Por último surge a previsão do processo para se chegar aonde se pretende, onde se inclui o prever “como” atingir o resultado pretendido, mais propriamente, o seu processo para alcançá-lo.

Posteriormente, passámos à fase de que forma iríamos dar resposta ao problema, que nos levou ao uso de Qr Codes que pudessem estar patentes nas placas do Parque e consequentemente à necessidade de criar um Website onde a informação pudesse ser consultada por quem desejasse.

Próximo ano letivo iremos dar continuidade ao Projeto e tentar complementar o nosso Website com alguma informação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados com este projeto, neste caso os Objetivos: 13 (Ação Climática); 14 (Proteger a Vida Marinha) e 15 (Proteger a Vida Terrestre) e alertar os visitantes do Parque para a importância da Biodiversidade e da Importância da Proteção e Conservação do Sistema Lagunar da nossa Ria Formosa, nomeadamente da sua flora e fauna, incluindo as espécies migratórias, e respetivos habitats.

 

Referências

Blumenfeld, Phyllis C., et al. “Motivating project-based learning: Sustaining the doing, supporting the learning.” Educational psychologist 26.3-4 (1991): 369-398.

Bell, Stephanie. “Project-based learning for the 21st century: Skills for the future.” The Clearing House 83.2 (2010): 39-43.

Almeida, F. (2010). A Metodologia de Projeto como meio potenciador de aprendizagens transdisciplinares e cooperativas. Dissertação de Mestrado. Bragança: I.P.B.- E.S.E.

Santos, M., Fonseca, T. e Matos, F. (2009) Que se ganha com o Trabalho de Projeto?, Noesis, 76, 26-29.

Rikala, J., & Kankaanranta, M. (2012, October). The Use of Quick Response Codes in the Classroom. In mLearn (pp. 148-155).

Rikala, Jenni, and Marja Kankaanranta. Blending Classroom Teaching and Learning with QR Codes. International Association for the Development of the Information Society, 2014.