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Índice Sintético de Fecundidade em Portugal

– Estudo de caso –

Sandra Costa
[email protected]
Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos – Vila Franca de Xira

A presente comunicação visa partilhar o trabalho desenvolvido com as/os alunas/os de todas as turmas do 8.ºano de escolaridade, no âmbito do Programa de Educação para a Saúde (Afetos e Educação para a Sexualidade), dinamizado pela docente de Geografia e envolvendo a parceria pedagógica das/os docentes das disciplinas de Matemática e de Educação para a Cidadania, durante os 1.º e 2.º períodos letivos, utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação no processo ensino/aprendizagem.
As tarefas solicitadas foram inseridas num powerpoint – utilizando-se o recurso ao issu, a dados estatísticos atuais, do indicador demográfico em análise, existentes no pordata e ao youtube – e efetuadas dentro e fora da sala de aula nas disciplinas de Geografia e de Matemática. Algumas/uns discentes tiveram a colaboração das/os mães/pais e/ou Encarregadas/os de Educação na realização do trabalho final. Este foi realizado e apresentado por bastantes discentes em formato digital (word, powerpoint, prezi).
A atividade foi avaliada individualmente. Também coletivamente, em cada turma e numa aula de Educação para a Cidadania, com a aplicação de um QuizFaber que agradou às e aos discentes e docentes.
O resultado final foi positivo, uma vez que as/os discentes realizaram as tarefas, obtiveram boas classificações no trabalho e questionário finais e assumiu-se como uma mais-valia em duas áreas de intervenção prioritárias do Projeto Educativo do Agrupamento.

Referências:

Baptista, C. (2005). Análise de conceções, ferramentas e estratégias de implementação de quizzes digitais: o caso particular do quizfaber. Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia na faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Ações de Formação diversas sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, em contexto escolar.