Menu Fechar

Teachers Try Science, Biodiversidade na Quinta do Bonaparte

Ana Leal; Conceição Grancho; Francisco Zuzarte; Rita Arantes; Rita Esperança; Susana Fernandes

ana.leal@aetrafaria.pt; conceicao.grancho@aetrafaria.pt; francisco.zuzarte@aetrafaria.pt ;

 rita.arantes@aetrafaria.pt; rita.esperanca@aetrafaria.pt; susana.correia@aetrafaria.pt

Agrupamento de Escolas da Trafaria

 

Neste ano letivo o Agrupamento de Escolas da Trafaria participou no projeto Teachers Try Science, abrangendo 8 turmas do pré-escolar ao 3º ciclo. O projeto ”Biodiversidade na Quinta do Bonaparte” surgiu de um convite feito pela IBM em parceria com a DGE e a EDUCOM para que professores e alunos sejam promotores do Ensino Experimental das Ciências.

Durante o seu desenvolvimento pretendeu-se promover uma perspetiva multidisciplinar, não só nas diferentes áreas do currículo do respetivo ciclo, mas também na articulação entre os alunos dos diferentes ciclos. Também a importância da metodologia de projeto onde as crianças partilham os saberes que já possuem e questionam de acordo com a sua curiosidade, a planificação e o lançamento do trabalho; onde as crianças começam a ganhar noção do fio condutor que têm que seguir, tornando-se essencial definir o que querem saber, onde vão procurar, que recursos possuem, e como se vão organizar, sabendo quem faz o quê. Neste ponto os professores observam e orientam, aconselham e registam.

Atendendo aos objetivos deste projeto, e desta forma essencialmente ao trabalho de articulação/colaborativo entre ciclos, dentro da área das TIC, usámos os computadores, tabletes, lupa digital, microscópio digital, máquinas fotográficas, smartphones. Os alunos elaboraram trabalhos e comunicaram utilizando diferentes softwares; Word, PowerPoint, Popplet, Paint, TuxPain, PhotoStory, Prezi, correio eletrónico, blogue, PlantSnap, WhatsApp.