Menu Fechar

TIC no 1.º ciclo – um percurso de 4 anos (comunicação)

António Mansilha

antonio.mansilha@gmail.com

Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó

 

As TIC foram introduzidas no 1.º ciclo do ensino básico, no Agrupamento de Escola D. Sancho II, Alijó, através da adesão ao projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, promovido pela “Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo 2015/2016.

Foi criada a disciplina de “Iniciação à Programação” no formato de Oferta Complementar, para todos os alunos do 3.º e 4.º anos, com base as linhas orientadoras do Probótica – Programação e Robótica no Ensino Básico (ano letivo 2017/2018), organizadas em quatro áreas das ciências da computação (Pensamento Computacional, Algoritmia, Programação e Robótica). O trabalho desenvolvido, em regime de par pedagógico com os professores titulares de turma, privilegiou a articulação interdisciplinar e a utilização de metodologias ativas de aprendizagem que resultaram na criação de cenários de aprendizagem diversificados com a programação e a robótica, concedendo intencionalidade aos conteúdos e às aprendizagens realizadas.

A disciplina ultrapassou “fronteiras” através do apoio e participação em projetos, concursos e eventos e, também, pela divulgação das atividades nas redes sociais e imprensa, resultando no reconhecimento pela comunidade educativa, do trabalho realizado.

A dinamização das atividades de programação e robótica centradas em temáticas interdisciplinares e Cenários de Aprendizagem diversificados permitiu gerar sinergias, elevar os níveis motivacionais, contribuindo assim, para o desenvolvimento de capacidades associadas à computação, o aumento dos níveis de literacia digital dos alunos e a aquisição de competências transversais ao currículo.