Menu Fechar

Um exemplo de utilização das TIC em sala de aula (comunicação)

Sérgio Leal

sergioleal20@gmail.com

QiPP – Projetos Sustentáveis (www.qipp.pt) & Agrupamento de Escolas Amadora Oeste

 

Como professor efetivo acabado de colocar em 2018/2019, precisei de analisar que ferramentas web existiam no agrupamento, e destas, quais eram, eventualmente, utilizadas pelos docentes. Acontece que, tal como em outras escolas onde lecionei, existe o Moodle (mas estava com um problema logístico), o Office365 (que não é, ainda, utilizado), e eram estas as ferramentas essencialmente.

Atendendo ao aspeto anterior, e conhecendo diversas ferramentas web que gosto de testar na prática para ver se funcionam e tirar as minhas próprias conclusões, decidi que iria utilizar mais frequentemente nas minhas aulas, entre outras ferramentas web, o Edmodo, o Socrative e o Kahoot. Esta comunicação pretende, essencialmente, mostrar como utilizei estas ferramentas nas minhas aulas.

O objetivo principal desta comunicação é permitir a troca de ideias com os restantes colegas sobre várias ferramentas web, as que mencionei e outras, que, de alguma forma, possam potenciar a utilização das TIC com eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Como resultado efetivo da utilização das TIC nas aulas considero que este é bastante positivo, pois os alunos aderem, participam e, mais importante, conseguem aprender.

Não quero concluir esta comunicação sem mencionar que considero a formação de professores na utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem uma necessidade atual, mas também sei que, para isso, os professores têm de se inscrever, e não apenas pela necessidade de acreditação.

 

Referências: