Menu Fechar

Desenvolvimento de Apps para dispositivos móveis

Miguel Figueiredo

miguel.figueiredo@ese.ips.pt

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

 

O MIT – Massachusetts Institute of Technology disponibiliza, desde 2013, uma ferramenta de programação por blocos designada MIT App Inventor 2, evolução de App Inventor for Android, uma aplicação de código aberto da Google, com a qual se podem criar aplicações para o sistema operativo Android.

Neste sessão apresentaremos esta ferramenta disponibilizada na Web (http://appinventor.mit.edu/) e desenvolveremos, passo a passo, alguns exemplos de aplicações para dispositivos móveis.

Nesta iniciação, não são necessários conhecimentos prévios de programação, uma vez que esta ferramenta é muito fácil de usar; É necessário que cada participante tenha uma conta Google, para ter acesso à plataforma de desenvolvimento disponibilizada pelo MIT.

Os participantes podem utilizar os seus computadores pessoais desde que estejam ligados à Internet e cada um deverá trazer um smartphone ou tablet Android, também com acesso à Internet, no qual executará os aplicativos desenvolvidos.

Espera-se que os participantes se apropriem de algumas das potencialidades desta ferramenta e possam perspetivar a sua utilização com alunos, que, certamente, apreciarão poder criar as suas próprias apps.

 

Material necessário

  • Os participantes devem fazer-se acompanhar de um dispositivo Android (smartphone ou tablet).