Menu Fechar

Apps for Goodwill – cenário de aprendizagem em Educação para a Cidadania

Sandrine Herculano, Teresa Rino

sandrine.herculano@gmailo.com; teresamrino@esmcastilho.pt

ESMC

 

Com esta apresentação pretende-se mostrar as ferramentas digitais que auxiliaram o nosso trabalho no âmbito da ação de formação “Laboratórios de Aprendizagem – Histórias e Cenários de Aprendizagem”, promovida pela DGE, e que foram testadas em contexto de sala de aula com alunos e conteúdos reais, no âmbito da Educação para a Cidadania – igualdade de género, sensibilização para o Outro.

Verificando o crescente isolamento dos nossos jovens, fechados para o Outro e nos seus telemóveis, pensamos em promover o uso do telemóvel e das apps para o bem comum, de uma forma mais apelativa e motivadora, usando ferramentas digitais como o Pixton, Mentimeter e a aplicação solidária Charity Miles. O objetivo final, solidário, seria angariar fundos para duas organizações que promovem a educação de raparigas – Sh’s the First e GirlsUp – através da app Charity Miles, levando também os alunos ao exercício físico. Estes, complementarmente, fizeram pesquisa sobre personalidades que promovem a igualdade no acesso à educação, centrando-se na Malala, e construíram uma entrevista à ativista de uma forma mais digital.

Em conclusão, mostraremos como pode a tecnologia estar ao serviço da pedagogia e da educação para que, juntas, contribuam para aprendizagens mais significativas e jovens mais solidários.