Menu Fechar

Criação e edição de videogramas para uma aprendizagem autónoma e reflexão sobre a capacidade de autonomia do professor

Estudo de caso na disciplina de Português no 12.º ano

Laurinda Maria Mendes da Fonte Fernandes

fernandeslaurinda2009@gmail.com

Escola Secundária Camilo Castelo Branco

 

Esta investigação configura, por um lado, uma experiência pedagógica realizada na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, na disciplina de Português, tendo por objetivo desenvolver a aprendizagem autónoma, através da criação e edição de videogramas, na abordagem das quatro principais obras literárias do Programa. Por outro lado, leva a cabo uma reflexão sobre o papel do professor e da sua capacidade de autonomia enquanto profissional do ensino.

Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso de pendor exploratório e de índole qualitativa, enquadrado em ambiente de investigação-ação crítica e realizado no ano letivo de 2017/2018, no qual participaram 23 alunos, de uma turma do 12.º ano, no domínio da Educação Literária, previsto no Programa de Português. Foram utilizadas metodologias e estratégias inovadoras, com recurso às (novas) tecnologias, centradas nas aptidões dos alunos enquanto “geração Net”.

Os progressos dos alunos, os resultados obtidos quer nos testes quer nos exames nacionais, os questionários aplicados, a observação participante e a análise documental permitiram concluir que a criação de videogramas para abordar as obras literárias favoreceu uma aprendizagem autónoma, gratificante e aliciante, colocando o aluno no centro da aprendizagem e potenciando um sucesso educativo pleno.

No estudo, ainda se faz uma reflexão à volta da capacidade de autonomia do professor, no seu papel de “agente do currículo” (Flores, 2000).