Menu Fechar

O Portal Scientix e o Projeto “À Descoberta do Parque Ambiental do Buçaquinho com o Robô EcoTIC”

 António João Lopes

 [email protected]

Embaixador Scientix, Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte

 

O Projeto “À Descoberta do Parque Ambiental do Buçaquinho com o Robot EcoTIC” foi desenvolvido por alunos do 1.º Ciclo (4.º Ano), no âmbito da disciplina de Programação e Robótica. Este projeto tinha como objetivo a elaboração de um jogo de robótica, ilustrativo do Parque Ambiental do Buçaquinho, no qual os alunos teriam oportunidade de aplicar conhecimentos multidisciplinares na área das STEM.

Os alunos deveriam programar o robot EcoTIC, o qual deveria percorrer um circuito pelo interior do Parque, de forma a descobrirem todos os elementos que fazem parte deste ecossistema natural: a fauna do parque, as plantas aromáticas, a floresta autóctone e as energias renováveis (energia solar e energia eólica). No âmbito deste projeto, os alunos tiveram oportunidade de realizar uma visita de estudo ao Parque Ambiental do Buçaquinho, na qual participaram em diversas atividades dinamizadas pelos monitores da instituição: visitas guiadas e workshops temáticos.

Para complementar o projeto, foram utilizadas tecnologias de Realidade Aumentada, a qual permitiu inserir camadas adicionais de informação vídeo, complementando a informação textual e gráfica contida nos materiais produzidos no âmbito do projeto.

No âmbito desta comunicação será também apresentado o Portal Scientix, o qual disponibiliza diversos tipos de recursos pedagógicos para utilização em contexto de sala de aula. Pretende-se apresentar as potencialidades deste Portal Europeu, tendo em conta a sua aplicabilidade na área STEM.