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Os Projetos Erasmus + e os Projetos eTwinning como clusters para a modernização das práticas pedagógicas e para a internacionalização dos Agrupamentos

Cátia Liliana Pimenta Valéria; Isabel de Lurdes Pereira do Cabo

[email protected]; [email protected]

Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

 

Na presente comunicação pretende-se partilhar práticas pedagógicas e experiências vivenciadas por docentes, realizadas na sequência da implementação de dois Projetos Erasmus+, concebidos e implementados pelas professoras de Espanhol com o idioma Espanhol como língua de trabalho e de comunicação. O Projeto Erasmus +, denominado “¡Mujeres y Niñas en Ciencia, por supuesto!”, que engloba Portugal, Espanha e Itália, foi desenvolvido em três conselhos de turma do 7.º ano que estavam a iniciar a aprendizagem do Espanhol; a integrar, pela primeira vez, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e a planificar os primeiros Domínios de Autonomia Curricular (DAC). O Projeto Erasmus+ “Las @aventuras del saber por la ruta de Cervantes” que engloba Portugal, Espanha e Bulgária, foi desenvolvido em turmas do oitavo ao décimo primeiro anos, níveis de iniciação e continuação da língua de Cervantes. No final do 2.º período, realizou-se uma mobilidade Erasmus no nosso Agrupamento e, para o efeito, foram planificadas, nos três Conselhos de Turma, atividades para realizar com os alunos portugueses, espanhóis e italianos, algumas das quais envolveram o recurso a tecnologias, nomeadamente ferramentas digitais como o Biteable, o Popplet e o Padlet e à programação e robótica. No âmbito desta semana, foram também enquadradas atividades referentes ao Projeto de Educação Sexual em Meio Escolar atinentes às turmas portuguesas envolvidas, algumas das quais também foram apoiadas pelas tecnologias.

No seguimento do trabalho desenvolvido no âmbito da plataforma eTwinning, o Agrupamento foi informado, em novembro do ano passado, que reunia condições para se candidatar ao Selo de Escola eTwinning. Para o efeito, foi feito um plano de ação no âmbito da referida candidatura que envolveu a realização de atividades no âmbito da Cidadania Digital para alunos, professores, pais e encarregados de educação e pessoal não docente; atividades para comemorar o Dia da Internet Segura e formação docente certificada e acreditada no âmbito dos Projetos eTwinning, entre outras. Quanto ao Curso de Formação eTwinning acreditado, na primeira turma concluíram 19 docentes, na segunda concluíram 25 e encontram-se abertas inscrições para a terceira turma. Cabe salientar que os docentes participantes na primeira turma são todos do AELC, Lamego, tendo desenvolvido trabalhos, dentro do currículo específico das suas disciplinas, com recurso a diferentes ferramentas digitais, integrados, por opção, num dos dois Projetos Erasmus+ em curso. Os docentes da segunda turma, pertencentes a vários Agrupamentos, foram integrados num Projeto eTwinning fundado por uma professora espanhola a lecionar em Itália, pelo que os docentes desenvolveram trabalho com recurso a ferramentas digitais subordinados à planificação do referido Projeto eTwinning. Face a todo o trabalho desenvolvido no âmbito dos cursos de formação em eTwinning e na respetiva participação em Projetos Erasmus+ e/ou em Projetos eTwinning, os docentes foram desafiados a candidatar-se ao Selo Nacional de Qualidade eTwinning como forma de reconhecimento do seu trabalho. Na senda do trabalho realizado, podemos afirmar que os Projetos Erasmus+ aliados ao Curso de Formação eTwinning, fizeram com que no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, em especial, emergisse uma oportunidade singular de trabalho cooperativo, colaborativo, inovação pedagógica, internacionalização, fortalecimento de laços entre docentes da mesma escola, e um estreitamento intergeracional entre alunos e professores apoiado na integração curricular das tecnologias, portanto, consideramos que os Projetos Erasmus+ e os Projetos eTwinning podem ser, efetivamente, clusters para a modernização das práticas pedagógicas e para a internacionalização dos Agrupamentos.

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