Menu Fechar

Quer fazer parte daquela que é a maior comunidade de professores da Europa?

Venha descobrir e explorar as potencialidades da ação eTwinning

 

Maria Piedade carvalho da Silva

mariasilva@escolasdesatao.pt

Centro de formação, EDUFOR

AE de Sátão

 

Neste workshop, será apresentado a ação eTwinning, atualmente integrada no programa Erasmus+. Esta ação que tem por base um portal europeu online (www.etwinning.net), é destinada a professores, diretores e bibliotecários, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, do ensino público ou privado. A comunidade eTwinning conta com um Serviço Central de Apoio (CSS) com sede em Bruxelas, na European Schoolnet, e com a colaboração de trinta e três Serviços Nacionais de Apoio (NSS) sediados em vários países europeus. Em Portugal, o NSS integra-se na Direção-Geral de Educação (DGE), mais concretamente na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas.

O eTwinning oferece uma oportunidade única de estabelecer parcerias transnacionais e criar projetos pedagógicos que promovem o uso Inovador da tecnologia e das ferramentas Web 2.0 para a produção colaborativa e interdisciplinar de conhecimento em contextos de aprendizagem autênticos, desafiadores e motivadores.

Neste workshop teórico-prático serão apresentadas as potencialidades do Portal eTwinning.net e do eTwinning Live. Será debatido como esta ação pode preparar os alunos para as competências do século XXI, sendo que esse processo poderá passar pela concretização de projetos europeus integrados no currículo de diferentes disciplinas, facilitadores da consecução dos objetivos da Estratégia Nacional de Educação para Cidadania, do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Os participantes terão a oportunidade de trabalhar em grupos, no sentido de explorarem o portal e o seu eTwinning Live.

Pré-requisito: os participantes vão precisar de computador e Internet e deverão registar-se previamente no portal etwinning.net.