Menu Fechar

Robots e pensamento computacional

Milene Oliveira, Ana Rita Fernandes, Isabel Cabrita, Cecília Guerra e Maria José Loureiro

mileneoliveira@ua.pt; rita.a.p.f@ua.pt; icabrita@ua.pt; cguerra@ua.pt; zeloureiro@ua.pt

Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

 

O Departamento de Educação e Psicologia em articulação com o Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro lançaram o Projeto de Iniciação à Investigação Científica, aberto aos alunos da Licenciatura em Educação Básica dessa instituição.

No âmbito dessa iniciativa, tivemos oportunidade de nos inteirar de aspetos inerentes ao projeto europeu TangIn – Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities, tais como a exploração, por alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade e em contexto não formal, de tarefas que integram o Kit didático (co)construído pelos diversos parceiros do referido projeto.

Podemos afirmar que este projeto foi uma mais valia para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional uma vez que nos permitiu: constatar, in loco, a possibilidade de desenvolver atividades deste género, ainda pouco usadas, pelos menos de forma sistemática, no nosso país; refletir sobre condições que viabilizam a implementação de atividades de programação tangível em contextos não formais e mesmo formais de aprendizagem e analisar a sua influência no empenho e desempenho dos alunos bem como na sua integração no grupo.

Finalmente, contribuiu para desenvolvermos competências de escrita académica e participar ativamente em práticas de divulgação da ciência, que se revelam fundamentais para a educação dos cidadãos.