Menu Fechar

Programação e Robótica em Portugal – práticas educativas diferenciadoras

António Silva

antonio.silva@dge.mec.pt

ERTE/DGE

 

 

Fala-se hoje de Transformação Digital nas empresas e sociedade. No entanto, as verdadeiras transformações só estarão de facto completas quando os alunos que estão hoje na escola chegarem à vida ativa e à idade em que começam a influenciar a sociedade. É urgente, portanto, começar a transformação digital nas escolas, através de uma mensagem adequada às várias idades. É importante introduzir conceitos básicos de uma ciência que suporta o funcionamento do mundo digital como o conhecemos e como o vamos construir no futuro próximo.

 

É, neste sentido, relevante enquadrar o caminho percorrido pela área da Programação e da Robótica em Portugal e de que forma essas práticas foram influenciadoras das aprendizagens dos alunos. Serão, ainda, apresentados alguns conceitos básicos das ciências da computação, destacando alguns exemplos de atividades de ensino e identificando alguns desafios considerados essenciais ao processo de transformação digital do ensino em Portugal.