Menu Fechar

C13 – Avaliar em tempos de pandemia

C13 – Avaliar em tempos de pandemia

Isabel Rodrigues

isabellarodrigues33@gmail.com

Agrupamento de Escolas de Montenegro

Avaliar em tempos de Pandemia…

“Em tempos de pandemia, avaliar não só é possível como necessário” (João Costa, Secetário de Estado Adjunto e da Educação, 2020)

A pandemia do novo coronavírus alterou por completo a nossa realidade em termos educacionais, colocando em evidência novos desafios, para os alunos e suas famílias, bem como para os professores. Os docentes viram-se confrontados com novas formas de ensinar, mas também com a necessidade de receber, mesmo que à distância, o feedback das aprendizagens dos seus discentes. Neste contexto, surge a necessidade de repensar algumas práticas e descobrir outras em ambiente virtual. Assim sendo, existem muitas ferramentas digitais às quais podemos recorrer com vista à prossecução da avaliação dos alunos, as quais podem ser complementadas entre si.

Os jogos interativos (gamificação) e a aplicação de questionários surgem como formas de implementação da avaliação à distância, através do recurso a ferramentas como por exemplo o Kahoot, o Socrative, o Learning Apps, o Quizizz, o Nearpod, o Google Forms, entre muitas outras.

Nesta comunicação pretendo abordar algumas ferramentas digitais que implementei, no período de Ensino à Distância (E@D), com vista a aferir os conhecimentos dos meus alunos, nomeadamente o Quizizz, o Google Forms e o Learning Apps. Enquanto professora de Geografia, irei mostrar exemplos concretos de instrumentos desenvolvidos para o 3.º Ciclo de escolaridade.