Menu Fechar

C18 – Contribuição do Google Classroom

C18 – Contribuição do Google Classroom para as aulas em tempo de pandemia covid-19

 Sara Cruz, Ana Franco e Marco Bento

sara.acruz@gmail.com

Colégio Santa Eulália (Santa Maria da Feira)

 

A introdução do ensino da programação nos primeiros anos de escolaridade e o modelo de ensino à distância trouxe desafios. O modelo de ensino à distância para alguns alunos foi um constrangimento, para outros uma oportunidade de adquirir competências fundamentais. Trouxe aos alunos a possibilidade de desenvolver o pensamento computacional e aos professores a oportunidade de promover o desenvolvimento de competências mais complexas. A Google Classroom foi utilizada para disponibilizar, comunicar, interagir, avaliar, permitiu-nos conduzir os alunos ao longo da sua própria aprendizagem e ao mesmo diferenciar pedagogicamente. Os nossos alunos do 1.º ciclo já estavam bastante familiarizados e autónomos na utilização do Google Classroom, mas a necessidade de lecionação à distância intensificou a utilização da Google Classroom. O modelo de aprendizagem invertida, a aprendizagem por projetos e a criação de materiais pelos próprios alunos conferiram a cada aluno mais independência, estimulou a sua aprendizagem e o seu papel ativo na construção do seu próprio saber. Nesta comunicação abordaremos a nossa experiência de ensino da disciplina de Programação e Robótica no Colégio Santa Eulália durante a pandemia de Covid-19. Apresentamos a plataforma Google Classroom enquanto plataforma com potencial de inovação pedagógica, refletimos sobre os aspetos positivos e dificuldades.