Menu Fechar

C21 – Programação e Robótica …

C21 – Programação e Robótica no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Patrícia Alexandra Rodrigues Marques

professorapatriciamarques@gmail.com

Município de Tondela

 

A área da Programação e da Robótica tem como objetivos: promover a utilização das TIC, reduzir e prevenir o abandono escolar precoce, desenvolver competências tecnológicas, sociais e cognitivas nas crianças/alunos. As metodologias adotadas para a transmissão de conteúdos incidem na “observação e experimentação”, depois o “aprender” a programar e a usar as tecnologias e finalmente o “criar” onde são desafiados a produzir e a trabalhar em projetos. Nas atividades desenvolvidas aposta-se na transdisciplinaridade entre as várias áreas do saber respeitando as individualidades de cada uma delas, mas com a colaboração de cada uma para um saber comum.

Os alunos têm à disposição um conjunto de ferramentas materiais variado para a realização e bom funcionamento das aulas, desde computadores, tablets, kits de Robótica e Arduíno. Aposta-se na transversalidade de competências, na resolução de problemas, no pensamento computacional e capacidades de “coding” e programação.

Os alunos trabalham em grupo num ambiente rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, dinâmico, interativo do trabalho colaborativo e da partilha, apoiando-se e ajudam-se mutuamente para a resolução de problemas. Sempre que possível são envolvidos em projetos e este ano letivo dois dos Jardins de infância do concelho de Tondela venceram o concurso nacional de programação “Criar com Scratch” arrecadando o 1.º e 2.º lugares.