Menu Fechar

C4 – TECTECA: Aplicativo de Leitura Interativa

C4 – TECTECA:  Aplicativo de Leitura Interativa

Cassia Cordeiro Furtado

cassia.furtado@ufma.br

Brasil

 

Apresenta-se a TecTeca (https://tecteca.com/), aplicativo de literatura para a infância, que objetiva estimular a competência literária com a utilização de recursos de mídias dinâmicas, customização, gamificação.

A etapa inicial foi compreender, através de entrevistas exploratórias, as dores dos pais e educadores em relação ao uso dos dispositivos móveis por menores e identificar a utilização e o significado do livro digital literário no cotidiano dessas crianças.

Os resultados apontam o uso dos dispositivos móveis, preferencialmente para jogos, vídeos e comunicação. Destaca-se o desconhecimento da existência de literatura on-line pelos sujeitos da pesquisa. Os pais ignoram o conteúdo lúdico de fácil acesso para a faixa etária dos seus filhos e os educadores elencaram problemas que atingem o aprendizado, como ausência de estímulo à leitura on-line, influência negativa da escrita e distanciamento da cultura literária.

A geração nascida a partir do ano 2000, apesar de extrema habilidade instrumental com as tecnologias móveis e digitais, demonstra uma lacuna no desenvolvimento da competência literária. Dessa forma considera-se que o aplicativo TecTeca pode agregar valor e desenvolver as práticas leitoras e literárias das crianças, com o uso da literatura em diversos formatos, com linguagens híbridas e agregadas às ferramentas tecnológicas, de modo a aproximar o mundo literário da criança do século XXI.

 

REFERÊNCIAS:

MCCRINDLE, M. The ABC of the XYZ: understanding global generations. Sydney: UNSW Press, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328347222_The_ABC_of_XYZ_Understanding_the_Global_Generations. Acesso em: 10 mar. 2019.