Menu Fechar

C6 – Sólidos de revolução (Por) dentro …

C6 – Sólidos de revolução (Por) dentro da Realidade Aumentada

Cristina Maria Ribeiro Caridade

caridade@isec.pt

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

 

Com a app GeoGebra Augmented Reality [1], é possível criar objetos 3D na sala de aulas, em casa, no jardim ou em qualquer outro local e movimentarmo-nos em torno deles. Uma experiência interessante e enriquecedora que permite projetar objetos 3D sobre elementos reais capturados pela camara do telemóvel. A matemática numa outra dimensão!

Como forma de motivar os meus alunos e conduzir a melhorias significativas no ensino/aprendizagem [2, 3], propus aos alunos do 1.º ano de Análise Matemática I do curso de Engenharia Mecânica e Eletromecânica, criarem sólidos de revolução [3] e integrá-los no ambiente de realidade aumentada. A possibilidade de se poderem movimentar pelas cenas capturadas pela camara, entrando no interior dos objetos e observando os detalhes como se esses objetos existissem fisicamente, oferece ao aluno um ambiente estimulante de aprendizagem da matemática. A interação e visualização de diferentes perspetivas do sólido de revolução e sua geometria e a partilha dos resultados com os colegas, tornou o ambiente da sala de aula, mais ativo, dinâmico e estimulante para o sucesso das aprendizagens. A descoberta da matemática dentro do mundo real!

 

REFERÊNCIAS:

 

[1] Aplicativos Geogebra. https://www.geogebra.org/download?lang=pt

[2] Darvishzadeh, M., (2018). Analysis of student’s challenges and performances in solving integral´s problems, Journal for Educators, Teachers and Trainers, 9 (1),164 – 177.

[3] Hashemia, N., Abub, M.S., Kashefi, H., (2019). Undergraduate Students’ Difficulties in Solving Derivative and Integral Mathematical Problems. 2019 Penerbit UTM Press.

[4] Wurning, O. Solids of Revolution – from the Integration of a given Function to the Modelling of a Problem with the help of CAS and GeoGebra. http://math.unipa.it/~grim/21_project/Wurnig600-605.pdf