Menu Fechar

C7 – Inteligência Artificial …

C7 – Inteligência Artificial na sala de aula – “Programar Emoções”

Ricardo Jorge Oliveira Carvalho

ricardojoc@gmail.com

Agrupamento de Escolas de Ílhavo

 

A Inteligência Artificial (IA) faz parte do nosso dia a dia, estando presente em vários serviços. Num futuro próximo, estes sistemas irão conduzir veículos e ajudar a diagnosticar/tratar doenças. Portanto, é fundamental que os nossos alunos percebam como este mundo funciona. A melhor forma de entenderem este tipo de recursos e implicações é construírem tecnologias similares.

Os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Ílhavo divertiram-se a desenhar, ensinar e programar uma personagem que reagia visualmente a elogios ou insultos.

Esta aprendizagem tinha como objetivo ensinar os alunos a treinar o computador para reconhecer o tom emocional das suas interações e perceberem como criar um sistema capaz de lidar com qualquer tipo de entrada de informação.

Este processo de treinar o computador é conhecido como Machine Learning, um subcampo da IA, no qual o foco é o desenvolvimento de programas de computador que podem aceder a dados e utilizá-los para aprenderem por si mesmos. Neste caso, os alunos monitorizaram o treino do computador (algoritmo supervisionado) através da organização de exemplos de texto, dividindo-os em duas classes distintas. Deste modo, o computador reconhecia o propósito do texto através de uma IA on-line. No final, os alunos programaram a personagem, testaram e otimizaram o modelo.

Esta estratégia demonstrou ser eficaz, potenciadora de colaboração e envolveu os alunos no processo ensino-aprendizagem e na construção dos seus conhecimentos.

 

REFERÊNCIAS:

 

Lane, D. (2017, Julho 18). Introducing Machine Learning to kids. https://dalelane.co.uk/blog/?p=3513 [22 de fevereiro de 2020]