Menu Fechar

Padlet como recurso para a avaliação presencial e a distância

Ana Claudia Loureiro

[email protected]

ESE Bragança, Portugal

 

Nada mais atual do que falar no uso de recursos digitais educativos no momento que estamos vivendo. Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas, por ordem governamental na tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do COVID-19 entre os alunos e o restante da população, a orientação foi a de que professores e alunos trabalhassem juntos e de forma remota pela internet. Nesse contexto, as atividades clássicas de quem ensina, ou apoia a aprendizagem, sofreram uma profunda revisão e tiveram que ser adequadas para o ensino on-line.

Esta oficina tem por objetivo apresentar um dos recursos que está a ser bastante indicado neste momento, o Padlet, um aplicativo que permite a publicação de ideias sobre temas comuns. A atividade proposta prevê a oportunidade de o participante explorar e montar atividades educativas com o aplicativo que funciona como um mural em branco no qual as pessoas podem afixar qualquer conteúdo (textos, imagens, vídeos, documentos de áudio). Espera-se contribuir para que professores, participantes na atividade, adquiram os conhecimentos básicos para utilizarem esta tecnologia em contextos de aprendizagem on-line.