Menu Fechar

Trabalho colaborativo na educação literária: Storyjumper e Wordwall

Ana Luísa Mateus Oliveira Chança Torres

[email protected]

Instituto Politécnico de Santarém – Centro de Competência TIC

 

As tecnologias têm alterado profundamente a organização e interação na nossa sociedade. A este facto não é alheia a Escola, onde a presença das TIC no currículo se afigura, como uma oportunidade para desenvolver a literacia e competências digitais que proporcionem uma inclusão plena e ativa de cada cidadão. Esta ideia é bem espelhada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento que deixa orientações claras para o desenvolvimento de múltiplas literacias que os ajudarão a responder à imprevisibilidade dos desafios societais que se avizinham.

A generalização do acesso à tecnologia responsabiliza igualmente a Escola por outros domínios nomeadamente, a educação literária como sendo uma das áreas que importa valorizar e potenciar em interligação com as TIC. Ler literatura de referência e ganhar o gosto pela análise e interpretação crítica e responsável, colaborar com os pares nesta tarefa, sabendo ouvi-los e respeitando a sua opinião são competências transversais e de dimensão globalizante.

Neste grupo de trabalho seguir-se-á uma metodologia hands on que implicará o formando no processo de construção do seu conhecimento. Cada um poderá sentir as dificuldades inerentes ao contacto com uma nova ferramenta, ultrapassá-las e mobilizar deste modo conhecimento para os seus contextos profissionais. São deste modo objetivos: demonstrar como a metodologia de trabalho colaborativo potencia as competências de cada elemento de um grupo; criar recursos educativos digitais a partir da exploração e reconto de uma obra literária; refletir sobre o domínio Criar e Inovar e a sua pertinência nas aprendizagens essenciais.

 

 

REFERÊNCIAS

DGE (2018) Aprendizagens Essenciais Português – 1º, 2º e 3º ceb, https://www.dge.mec.pt/portugues

DGE (2018). Orientações Curriculares da componente de Tecnologias de Informação e Comunicação. no 1º ceb,. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ERTE/oc_1_tic_1.pdf

DGE (2017) Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf