Ricardo Monginho; Jos\u00e9 Lu\u00eds Ramos;<\/strong> Alberto Cattaneo; Alessia Evi-Colombo; Frank de Jong<\/strong>* O objetivo da presente comunica\u00e7\u00e3o, fruto da investiga\u00e7\u00e3o conduzida no \u00e2mbito do projeto internacional Video-Supported Collaborative Learning \u2013 ViSuAL, \u00e9 apresentar as evid\u00eancias recolhidas para responder a uma das quest\u00f5es de investiga\u00e7\u00e3o do referido projeto: At\u00e9 que ponto \u00e9 que uma abordagem de aprendizagem colaborativa suportada no v\u00eddeo (VSCL) se mostrou eficiente para os professores e alunos envolvidos no projeto ViSuAL?<\/p>\n Foram analisados dados qualitativos de 58 documentos no software NVivo, onde o corpus de dados foi codificado. Os dados foram organizados tematicamente em oito categorias, das quais esta comunica\u00e7\u00e3o ir\u00e1 focar-se especificamente nas seguintes: atividades de aprendizagem colaborativa e efeitos.<\/p>\n A an\u00e1lise revelou os componentes essenciais nos quais ser\u00e1 poss\u00edvel confiar ao adotar uma abordagem VSCL e mostra que as interven\u00e7\u00f5es que ocorreram levaram a mudan\u00e7as nas pr\u00e1ticas de ensino, feedback efetivo, aprendizagem a partir da visualiza\u00e7\u00e3o de pr\u00e1ticas gravadas em v\u00eddeo, atitudes positivas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 VSCL, reflex\u00f5es e aprendizagem mais profundas, mudan\u00e7as ao n\u00edvel da compet\u00eancias na utiliza\u00e7\u00e3o do v\u00eddeo, partilha de conhecimento e envolvimento dos alunos na aprendizagem.<\/p>\n Os dados permitem afirmar que os participantes perceberam claramente a contribui\u00e7\u00e3o positiva do v\u00eddeo para o ensino e para a aprendizagem, particularmente nas suas autoan\u00e1lises, com as quais foram capazes de perceber a utilidade de integrar os v\u00eddeos na reflex\u00e3o e colabora\u00e7\u00e3o compartilhadas.<\/p>\n <\/p>\n * Coordenador do Projeto ViSuAL<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Ricardo Monginho; Jos\u00e9 Lu\u00eds Ramos; Alberto Cattaneo; Alessia Evi-Colombo; Frank de Jong* ricardomonginho@gmail.com; jlramos@uevora.pt; Alberto.Cattaneo@iuffp.swiss; Alessia.Evi-Colombo@iuffp.swiss; f.de.jong@aeres.nl O objetivo da presente comunica\u00e7\u00e3o, fruto da investiga\u00e7\u00e3o…<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":0,"parent":17,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11517"}],"collection":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=11517"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11517\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":11553,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11517\/revisions\/11553"}],"up":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/17"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=11517"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
\nricardomonginho@gmail.com; jlramos@uevora.pt; Alberto.Cattaneo@iuffp.swiss; Alessia.Evi-Colombo@iuffp.swiss; f.de.jong@aeres.nl<\/p>\n