Laurinda Fernandes<\/strong><\/p>\n fernandeslaurinda2009@gmail.com<\/p>\n <\/p>\n A pandemia revelou duas realidades que se interligam. Por um lado, precipitou todos os cen\u00e1rios previstos de transforma\u00e7\u00e3o social pelo salto da tecnologia, que se tornou indispens\u00e1vel e at\u00e9 salvou a sociedade, tal como a conhecemos. Por outro lado, veio dar visibilidade a todos os professores que, com naturalidade, faziam da tecnologia digital o seu aliado quotidiano nas suas aulas presenciais e que, sem o saber, praticavam um ensino h\u00edbrido “avant la lettre”.<\/p>\n Com o confinamento social, a partir de mar\u00e7o de 2020, a sala de aula f\u00edsica desmaterializou-se e imperou o ensino virtual no pa\u00eds.<\/p>\n Os professores, atentos \u00e0 evolu\u00e7\u00e3o da sociedade e apostados numa forma\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica assente em pilares digitais, foram aqueles que, rapidamente, conseguiram adaptar-se a um \u201censino a dist\u00e2ncia\u201d, capaz de veicular ensino e aprendizagem. Contribu\u00edram ainda para que os seus alunos se moldassem melhor ao novo modelo de Escola nas outras disciplinas, nas quais vigorou, na verdade, o \u201censino remoto de emerg\u00eancia\u201d.<\/p>\n No contexto de aulas ora a dist\u00e2ncia, ora presenciais, apresentam-se metodologias pedag\u00f3gicas desenvolvidas na disciplina de Portugu\u00eas, em 3 turmas do 12.\u00ba ano, em que os alunos realizaram uma revista virtual; dois v\u00eddeos, respetivamente, sobre a obra \u201cMensagem\u201d e as obras de Jos\u00e9 Saramago e jogos de fuga educativos para a poesia contempor\u00e2nea. Sendo que 91,2% dos alunos consideraram que, gra\u00e7as a estas estrat\u00e9gias, o confinamento n\u00e3o foi obst\u00e1culo \u00e0 sua aprendizagem na disciplina.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Laurinda Fernandes fernandeslaurinda2009@gmail.com A pandemia revelou duas realidades que se interligam. Por um lado, precipitou todos os cen\u00e1rios previstos de transforma\u00e7\u00e3o social pelo salto…<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":0,"parent":17,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11521"}],"collection":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=11521"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11521\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":11522,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11521\/revisions\/11522"}],"up":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/17"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=11521"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}