Carlos Saraiva; Albino Pinto<\/strong><\/p>\n carlos.saraiva1@gmail.com; albinorafaelpinto@gmail.com<\/p>\n <\/p>\n A variedade de sensores, a sua portabilidade e a sua acessibilidade fazem dos telem\u00f3veis e das aplica\u00e7\u00f5es um excelente recurso digital para ser explorado. A aplica\u00e7\u00e3o phyphox \u00e9 muito vers\u00e1til e pode ser usada em experi\u00eancias de luz, press\u00e3o, mec\u00e2nica e eletromagnetismo. Nesta comunica\u00e7\u00e3o, vamos explorar a potencialidade desta app como oscilosc\u00f3pio que foi uma atividade proposta aos alunos durante a pandemia COVID-19 e que pode ser replicada com sucesso em qualquer escola. Os professores e alunos podem us\u00e1-la para \u201cmedir per\u00edodos e calcular frequ\u00eancias dos sinais obtidos comparando-os com os valores indicados nos aparelhos que os originam\u201d tal como \u00e9 proposto na atividade laboratorial AL 2.1. Caracter\u00edsticas do som que consta no programa de f\u00edsica do 11\u00ba ano.<\/p>\n Na verdade, os professores de F\u00edsica e os alunos t\u00eam um oscilosc\u00f3pio no \u201cbolso\u201d. Esta aplica\u00e7\u00e3o tem muitas outras funcionalidades que a tornam um recurso digital com enormes potencialidades no ensino da f\u00edsica como instrumento de medida.<\/p>\n Refer\u00eancias:<\/strong><\/p>\n Carlos Saraiva; Albino Pinto carlos.saraiva1@gmail.com; albinorafaelpinto@gmail.com A variedade de sensores, a sua portabilidade e a sua acessibilidade fazem dos telem\u00f3veis e das aplica\u00e7\u00f5es um…<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":0,"parent":17,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11531"}],"collection":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=11531"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11531\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":11546,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11531\/revisions\/11546"}],"up":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/17"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=11531"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}\n