Ana Chambel<\/strong><\/p>\n aachambel@hotmail.com<\/p>\n <\/p>\n A Realidade Aumentada (RA) permite a media\u00e7\u00e3o entre o digital e uma realidade existente (artefactos f\u00edsicos), em tempo real, tornando-a mais significativa, atrav\u00e9s da capacidade de interagir com ela (Kesim et al., 2012). Como tal, esta apresenta-se como uma estrat\u00e9gia de materializar os conceitos que poder\u00e3o ser ainda algo abstratos para crian\u00e7as do primeiro ciclo.<\/p>\n Esta ferramenta \u00e9 desenvolvida atrav\u00e9s de aplica\u00e7\u00f5es, muitas destas de acesso gratuito, e utilizada em equipamentos m\u00f3veis com c\u00e2maras e acesso \u00e0 internet, sejam estes tablets ou smartphones.<\/p>\n Em tempos de transi\u00e7\u00e3o digital e com salas de aula que possuem cada vez mais e melhores meios tecnol\u00f3gicos, \u00e9, pois, importante adaptar os m\u00e9todos de ensino aos alunos, j\u00e1 estes nativos digitais, apostando em metodologias ativas para o desenvolvimento de compet\u00eancias do s\u00e9c. XXI tais como a criatividade, a colabora\u00e7\u00e3o e o esp\u00edrito cr\u00edtico numa vis\u00e3o interdisciplinar da abordagem dos curr\u00edculos.<\/p>\n Esta comunica\u00e7\u00e3o apresenta-se como uma partilha de estrat\u00e9gias e atividades j\u00e1 implementadas e testadas em duas turmas de primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Sampaio, Sesimbra, nas quais apenas com recurso a tablets ou smartphones, sob orienta\u00e7\u00e3o da professora Ana Chambel, alunos de 2.\u00ba e 4.\u00ba anos trabalharam conte\u00fados de todas as \u00e1reas curriculares com recurso a tr\u00eas aplica\u00e7\u00f5es de realidade aumentada (Metaverse, AR Platonic Solids e Quiver) em din\u00e2micas de trabalho colaborativo em sala de aula.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Ana Chambel aachambel@hotmail.com A Realidade Aumentada (RA) permite a media\u00e7\u00e3o entre o digital e uma realidade existente (artefactos f\u00edsicos), em tempo real, tornando-a mais…<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":0,"parent":17,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11534"}],"collection":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=11534"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11534\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":11535,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11534\/revisions\/11535"}],"up":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/17"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=11534"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}