Isabel Bernardo<\/strong><\/p>\n isabelmariabernardo@yahoo.com<\/p>\n \n A sequ\u00eancia de atividades de aprendizagem em ambiente h\u00edbrido que se apresenta enquadra-se num processo desenvolvido, na disciplina de Filosofia, em dois anos de escolaridade com uma turma de 23 alunos do curso de Ci\u00eancias e Tecnologias.<\/p>\n Ancoradas na LMS Moodle, e com recurso \u00e0s aplica\u00e7\u00f5es digitais Genially, Tricider<\/em> e Docs<\/em> da Google Drive e a conte\u00fados fornecidos digitalmente (texto e v\u00eddeos), as atividades realizaram-se a partir de um dispositivo com um mapa conceptual e um mapa de argumentos.<\/p>\n Num percurso de seis blocos letivos de 90 minutos, aos alunos foram propostas 6 atividades de argumenta\u00e7\u00e3o (formular argumentos, rebater a premissa de um argumento, rebater um argumento a partir da sua forma, identificar as fal\u00e1cias\u2026) e de reflex\u00e3o sobre o trabalho desenvolvido. Em cada atividade argumentativa foi dado feedback escrito e oral pela professora (para al\u00e9m do feedback interpares que ocorreu nas apresenta\u00e7\u00f5es orais), sendo vis\u00edvel mudan\u00e7a nas estrat\u00e9gias argumentativas dos alunos ao longo das 6 atividades de argumenta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Na discuss\u00e3o do trabalho realizado, pretende-se real\u00e7ar a import\u00e2ncia de um LMS para estruturar o trabalho em curso, agregar recursos e atividades e garantir aos alunos o acesso a informa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Pretende-se ainda real\u00e7ar a potencialidade do dispositivo de aprendizagem desenhado na facilita\u00e7\u00e3o da transi\u00e7\u00e3o de um ensino presencial para um ensino n\u00e3o presencial ou na possibilidade da continuidade do trabalho de sala de aula para o trabalho aut\u00f3nomo dos alunos.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Isabel Bernardo isabelmariabernardo@yahoo.com A sequ\u00eancia de atividades de aprendizagem em ambiente h\u00edbrido que se apresenta enquadra-se num processo desenvolvido, na disciplina de Filosofia, em dois…<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":0,"parent":17,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11538"}],"collection":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=11538"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11538\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":11539,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11538\/revisions\/11539"}],"up":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/17"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=11538"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}