Cf1\u00a0 – <\/strong>Minecraft como potenciador de criatividade e motiva\u00e7\u00e3o<\/strong>, por\u00a0Tiago Costa<\/p>\n tiago.costa@colegiodeermesinde.edu.pt<\/p>\n <\/p>\n Na sala de aula as tecnologias s\u00e3o cada vez mais um recurso fundamental!<\/p>\n Para garantir o entusiamo dos nossos alunos, nada como tornar os nossos “gamers” em alunos “gamers”!<\/p>\n Trabalhar compet\u00eancias como criatividade, trabalho colaborativo e tantas outras, \u00e9 poss\u00edvel com recurso Minecraft Education Edition<\/em>.<\/p>\n Cf2\u00a0 – <\/strong>Uso a de programa\u00e7\u00e3o com linguagens visuais e Intelig\u00eancia Artificial em atividades de articula\u00e7\u00e3o curricular<\/b>, por\u00a0Paulo Torcato<\/p>\n paulo.torcato@agepm.pt<\/p>\n <\/p>\n Utiliza\u00e7\u00e3o do ambiente do ambiente de programa\u00e7\u00e3o do Pictoblox<\/em> na realiza\u00e7\u00e3o de atividades de programa\u00e7\u00e3o com linguagens visuais, com recurso a Intelig\u00eancia Artificial, em contexto interdisciplinar e\/ou de articula\u00e7\u00e3o curricular no 3.\u00ba Ciclo do Ensino B\u00e1sico. (Experi\u00eancias realizadas em turmas de 8.\u00ba e 9.\u00ba ano)<\/p>\n Cf3\u00a0 – <\/strong>Autonomia no 1.\u00ba ano no E@D, \u00e9 poss\u00edvel?<\/strong>, por\u00a0Fernando Vasques<\/p>\n Fernandovasques3@gmail.com<\/p>\n <\/p>\n O ensino \u00e0 dist\u00e2ncia em 2021 trouxe novos desafios, principalmente para os alunos mais novos. A autonomia foi um deles e, supostamente, n\u00e3o se enquadrava bem com alunos que n\u00e3o sabem ler nem escrever. Como podemos desenvolver conte\u00fados e compet\u00eancias \u00e0 dist\u00e2ncia, aumentando a autonomia em alunos de 1.\u00ba ano? Foi este o grande desafio para a minha turma de 1.\u00ba ano.<\/p>\n Cf4\u00a0 – <\/strong>Forma\u00e7\u00e3o Docente em ambiente Google – Possibilidades<\/strong>, por\u00a0Teresa Pombo<\/p>\n teresa_pombo@aecg.pt<\/p>\n <\/p>\n Nesta Comunica\u00e7\u00e3o, relata-se a experi\u00eancia dos dois \u00faltimos anos em que dinamizamos Forma\u00e7\u00e3o Docente usando como LMS<\/em> a Google Classroom<\/em>, em formato Blended<\/em> com sess\u00f5es s\u00edncronas presenciais via Zoom<\/em>. Dar-se-\u00e3o alguns exemplos de atividades e, sobretudo, valorizar-se-\u00e1 o feedback<\/em> dos formandos que elogiaram a possibilidade de ter a experi\u00eancia como alunos numa plataforma em que podem ser docentes e, assim, terem uma verdadeira no\u00e7\u00e3o de como podem explorar a ferramenta em todo o seu potencial.<\/p>\n Cf5\u00a0 – <\/strong>Colabora\u00e7\u00e3o Docente e Discente na Escola Atual (Colabora\u00e7\u00e3o e Gamifica\u00e7\u00e3o em Atividades de Leitura Orientada, no 3.\u00ba ciclo)<\/strong>, por Teresa Pombo e Maria Curado<\/p>\n teresa_pombo@aecg.pt; friendmcc@gmail.com<\/p>\n <\/p>\n A\u00a0 comunica\u00e7\u00e3o tem como objetivo proceder \u00e0\u00a0 partilha de\u00a0 uma experi\u00eancia que consistiu na conce\u00e7\u00e3o de uma atividade de leitura orientada,\u00a0 gamificada, dirigida a alunos do 3.\u00ba ciclo, em ambiente Google, com introdu\u00e7\u00e3o da ferramenta Flippity<\/em>; far-se-\u00e1 uma breve contextualiza\u00e7\u00e3o, salientando a import\u00e2ncia da din\u00e2mica colaborativa entre 4 docentes de Portugu\u00eas a lecionarem o mesmo ano de escolaridade, descrevendo-se o processo, bem como o impacto e a natureza das aprendizagens junto dos alunos.<\/p>\n Cf6 – <\/strong>Poemas cheios de Qu\u00edmica – um Jogo de Fuga Educativo em articula\u00e7\u00e3o interdisciplinar<\/strong>, por Teresa Pombo<\/p>\n teresa_pombo@aecg.pt<\/p>\n <\/p>\n
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