Alexandre Torres; Marco Bento; Jos\u00e9 Alberto Lencastre; Celestino Magalh\u00e3es; Sara Cruz; Carla Maia
\nalexandretorres1975@gmail.com; marcobento@esec.pt; jlencastre@ie.uminho.pt; celestino.magalhaes@gmail.com; sara.acruz@gmail.com; crmaia1075@gmail.com<\/p>\n
<\/p>\n
A sociedade est\u00e1 num momento de enorme transforma\u00e7\u00e3o, com a pandemia de COVID-19, e a educa\u00e7\u00e3o n\u00e3o pode viver num mundo paralelo. Perante esta realidade, os professores tiveram que adaptar e (re)criar formas de promover as aprendizagens.<\/p>\n
Neste contexto, o Geocaching \u00e9 uma atividade, por excel\u00eancia, que implica com a curiosidade, o desafio, o esp\u00edrito da descoberta para potenciar a aprendizagem. A mesma realiza-se ao ar livre, recorrendo a diversas tecnologias para promover a din\u00e2mica de ca\u00e7a ao tesouro.<\/p>\n
Pretendemos partilhar a nossa vers\u00e3o de Geocaching, implementada na disciplina de matem\u00e1tica, no Col\u00e9gio Santa Eul\u00e1lia, e designada por \u201cOri`Education\u201d. Na concretiza\u00e7\u00e3o deste trabalho recorremos a Google Maps, Kahoot, Quizziz, Google Forms, QR-Code,\u2026 suportadas com os Chromebooks 1:1.<\/p>\n
Ao mesmo tempo, e por se estar a tirar partido da mobilidade digital, envolvemos os alunos em atividades ao ar livre, onde a gamifica\u00e7\u00e3o e a orienta\u00e7\u00e3o se encontram na aprendizagem da matem\u00e1tica. Para a sua concretiza\u00e7\u00e3o e com vista \u00e0 prossecu\u00e7\u00e3o da mesma, os alunos realizaram as distintas atividades de matem\u00e1tica nos diferentes locais, seguindo a ordem pr\u00e9-definida no mapa disponibilizado, recorrendo \u00e0s regras da Orienta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
A intera\u00e7\u00e3o e a colabora\u00e7\u00e3o aconteceram num ambiente ativo, estimulante e din\u00e2mico, de forma individual e coletiva, contribuindo para o sucesso da aprendizagem. Matem\u00e1tica \u201cOut\u201d, mas dentro do mundo real, with Ori`Education, no Col\u00e9gio Santa Eul\u00e1lia.<\/p>\n
<\/p>\n
Autores: Alexandre Torres; Marco Bento; Jos\u00e9 Lencastre; Sara Cruz; Celestino Magalh\u00e3es; Carla Maia<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Alexandre Torres; Marco Bento; Jos\u00e9 Alberto Lencastre; Celestino Magalh\u00e3es; Sara Cruz; Carla Maia alexandretorres1975@gmail.com; marcobento@esec.pt; jlencastre@ie.uminho.pt; celestino.magalhaes@gmail.com; sara.acruz@gmail.com; crmaia1075@gmail.com A sociedade est\u00e1 num momento…<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":0,"parent":17,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11648"}],"collection":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=11648"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11648\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":11690,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/11648\/revisions\/11690"}],"up":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/17"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/wordpress.educom.pt\/TIC-Portugal-21\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=11648"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}