W4 – Iniciativa laboratórios de aprendizagem: um espaço, uma metodologia? (Sílvia Zuzarte, Agrupamento de Escolas de Casquilhos – Barreiro e Sónia Barbosa, Agrupamento de Escolas Álvaro Velho – Barreiro)
Em junho de 2014, os Ministérios de Educação, que integram a EUN, concordaram em lançar e apoiar de forma continuada uma rede pan-Europeia de Embaixadores/as Future Classroom Lab (FCL), como uma parte importante da estratégia de sustentabilidade do projeto iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom) e de outros projetos promovidos pela EUN em que o nosso país também participou, tais como CPDLab (Continuing Professional Development Lab), LSL (Living School Labs) e CCL (Creative Classroom Labs). Em Portugal adotou-se para esta iniciativa o nome Embaixadoras da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem. O papel dos/as Embaixadores/as é o de divulgar e ajudar a promover metodologias significativas de utilização das TIC em sala de aula e práticas pedagógicas inovadoras relacionadas com a implementação de Cenários em laboratórios de aprendizagem. Outro dos objetivos desta iniciativa é a de divulgar a Caixa de Ferramentas da Sala de Aula do Futuro – Future Classroom Toolkit (consultar http://fcl.eun.org/home). Este é um conjunto de ferramentas, orientações, entre outros recursos, que permite apoiar os/as professores/as e os dirigentes escolares na implementação destes Cenários de Aprendizagem nas suas escolas e salas de aula.
Após uma breve apresentação de algumas ferramentas para a construção da prática educativa da Sala de Aula do Futuro, os participantes irão experimentar algumas que poderão apoiar as Atividades de Aprendizagem. Seguir-se-á uma discussão e reflexão sobre como a sua utilização pode contribuir para promover metodologias e práticas pedagógicas inovadoras relacionadas com a implementação de Cenários em laboratórios de aprendizagem.