TIC@Portugal’18 – 6 de julho

Decorreu na passada sexta feira, 6 de julho, em Monte de Caparica, Loulé, Penafiel, Bragança, Lamego, Coimbra, Santarém e Setúbal, a 6.ª edição do Encontro de Professores sobre a utilização educativa das TIC, TIC@Portugal’18, este ano dedicado ao tema “Das Aprendizagens Essenciais ao Perfil dos Alunos: as TIC e o Currículo”.

Na sessão de abertura tivemos a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, do Delegado Regional de Educação do Algarve, Francisco Marques, do Diretor da Escola Secundária de Loulé, Alexandre Costa, e do Presidente e Vice-Presidente da EDUCOM.

A sessão plenária, transmitida, à semelhança da sessão de abertura, por videoconferência para todos os oito polos do TIC@Portugal’18 foi da responsabilidade da Subdiretora-Geral da Educação, Maria João Horta que dedicou a sua intervenção ao tema do Encontro. Houve ainda um painel dedicado às “Aprendizagens essenciais e as TIC”, com a presença e João Carlos Sousa (DGE), Fernanda Ledesma (ANPRI) e João Correia de Freitas (EDUCOM).

Contámos com c. 600 participantes nos oito polos do Encontro organizados pelo CCTIC Educom – Monte de Caparica, pelo CCTIC Educom – Loulé, pelo CCTIC Univ. Minho – Penafiel, pelo CCTIC IPB ESE Bragança, pelo CCTIC Softciências – Coimbra, pelo CCTIC Univ. Aveiro – Lamego, pelo CCTIC ESE IPSetúbal, e pelo CCTIC ESE IPSantarém.

Foram apresentadas mais de 70 comunicações e dinamizadas c. 40 sessões práticas com partilha de projetos, experiências e experimentação de recursos digitais. A participação dos professores e educadores correspondeu em pleno ao esperado e revela uma aposta ganha na criação de espaços e momentos de partilha que permitam aos docentes integrar cada vez mais e melhor os recursos digitais à sua disposição nas suas escolas e nas plataformas digitais dedicadas ao ensino.

Na sessão final do TIC@Portugal’18, foi feito um balanço do Encontro com todos os CCTIC organizadores, demonstrando, mais uma vez, o dinamismo e interesse dos docentes nesta iniciativa.

O balanço final é muito positivo e incentiva-nos a continuar a promover esta iniciativa, pelo que ansiamos, desde já, pela sétima edição do Encontro em 2019.

É já no próximo dia 6

A edição deste ano do TIC@Portugal realiza-se já no próximo dia 6|jul|18

  • Monte de Caparica (inscrições encerradas)
  • Loulé (inscrições encerradas)
  • Coimbra (inscrições encerradas)
  • Penafiel (inscrições encerradas)
  • Bragança – (inscrições encerradas)
  • Aveiro –(inscrições encerradas)
  • Setúbal – (inscrições encerradas)
  • Santarém – (inscrições encerradas)

TIC@PT’18

Inscrições já disponíveis em: 

CCTIC Educom – Inscrição no Monte de Caparica

CCTIC Educom – Inscrição em Loulé

CCTIC Univ. Minho – Inscrição em Penafiel

CCTIC IPB ESE – Inscrição em Bragança

CCTIC Softciências – Inscrição em Coimbra

CCTIC Univ. Aveiro – Inscrição em Lamego

CCTIC ESE IPSetúbal – Inscrição em Setúbal

CCTIC ESE IPSantarém – Inscrição em Santarém

Notícias TIC@Portugal’18

TIC@Portugal’18
Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC
http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-18/
06|07|2018 – Loulé, Monte de Caparica, Bragança, Penafiel, Coimbra, Lamego, Santarém e Setúbal

Para apresentar uma Boa Prática em que tenha estado envolvida/o deverá apresentar um resumo com cerca de 250 palavras de acordo com o seguinte modelo: Comunicação ou boas práticas TIC@Portugal’18 

TIC@PT’18

TIC@Portugal’18 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC

Inscrições também já disponíveis em Bragança.

CCTIC ESE IPBragança  – Inscrição em Bragança

CCTIC Educom – Inscrição no Monte de Caparica, Inscrição em Loulé

CCTIC Univ. Minho – Inscrição em Penafiel

CCTIC Softciências – Inscrição em Coimbra

CCTIC Univ. Aveiro – Inscrição em Lamego

CCTIC ESE IPSantarém – Inscrição em Santarém (em breve)

CCTIC ESE IPSetúbal – Inscrição em Setúbal (em breve)

TIC@Portugal’18

Irá realizar-se no dia 6 de julho de 2018, numa iniciativa da Associação EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC e do seu Centro de Formação de Professores, a edição 2018 do Encontro TIC@Portugal.

O TIC@Portugal’18 possui tanto sessões próprias em cada local de realização, como sessões partilhadas por videoconferência, em que todos os participantes estarão reunidos num vasto “auditório virtual”, na reflexão em torno das práticas com as TIC nas escolas. Este ano, intitulado: Das Aprendizagens Essenciais ao Perfil dos Alunos – as TIC no currículo.

A data limite para submissão de boas práticas é a 6 de junho de 2018.

Inscrições