ADULET – EXPERIÊNCIAS DE USO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS

Vitor Gonçalves

vg@ipb.pt

Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

 

O projeto AduLeT (Advanced use of Learning Technologies in Higher Education), projeto n.º 2016-1-DE01-KA203-002915, financiado com o apoio do programa Erasmus+ da União Europeia, que decorre desde 01/11/2016 até 31/08/2019 tem vindo a ser promovido pelo consórcio formado pela PH-Ludwigsburg University of Education (LUE, Alemanha), University of Stuttgart (US, Alemanha), Universidad Complutense de Madrid (UCM, Espanha), Humak – University of Applied Sciences (Humak, Finlândia), University Johanes Neumann (PAE, Hungria), Open Universiteit Nederland (OUNL, Holanda), Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal) e International Education and Training Institution (Pixel, Itália). A missão deste projeto é criar e dinamizar uma comunidade de práticas onde os professores do ensino superior possam identificar e partilhar experiências de uso de método(s) de ensino/aprendizagem e correspondentes tecnologias educativas. Neste âmbito, decorreram dois workshops envolvendo o público-alvo (professores das instituições parceiras do projeto): 1) Especificação de Requisitos (julho de 2017); 2) Avaliação da plataforma para a Comunidade de Práticas (junho de 2018). Os professores do ensino não superior podem, não só tirar proveito dos resultados iniciais deste projeto, mas também contribuir com as suas experiências de uso de tecnologias educativas ou de aprendizagem assistida por tecnologias – Technology Enhanced Learning (TEL). Consequentemente, nesta plataforma de suporte à comunidade de práticas, um professor  pode adicionar/consultar: TEL Teaching Methods (métodos de ensino e de aprendizagem passíveis de ser assistidos por tecnologias), TEL Tools (tecnologias educativas adequadas a determinado(s) método(s) de ensino e de aprendizagem), Problems (problemas ou situações no processo de aprendizagem) e, principalmente, User eXperiences (relacionando um método com uma ferramenta de modo a adicionar ou consultar a descrição da experiência ou as diretrizes para o uso efetivo de uma determinada tecnologia educativa). Por conseguinte, a finalidade desta sessão prática é, em primeira instância, apresentar o projeto, o consórcio e a plataforma AduLeT e, de seguida, promover a utilização dessa mesma plataforma.

Destinatários: todos os grupos disciplinares

Material: PC ou tablet com acesso à internet e à plataforma disponível em: http://dev.adulet.eu

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

Adulet Consortium (2017). Booklet AduLeT – Advanced use of Learning Technologies in Higher Education. Ludwigsburg: LUE.

Adulet Consortium (2016). Application Form KA2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices, Strategic Partnerships for higher education. Ludwigsburg: LUE.

Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel (2017) – Advanced use of Learning Technologies in Higher Education: AduLeT Project big picture. In V Encontro de Jovens Investigadores. IP Bragança.

Gonçalves, V., Chumbo, I., Silva, E. & Patrício, M. (2017). Apresentação AduLeT. In Workshop – Métodos inovadores de aprendizagem para promover as capacidades científicas dos alunos. Bragança: IPB.

  1. Wenger; R. McDermott; W.M. Snyder, Cultivating Communities of Practice. Harvard Business Press, 2002.

 

 

 

Project Number: 2016-1-DE01-KA203-002915

This project has been funded with the support of the Erasmus+ programme of the European Union. The European Commission support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents which reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.