O ETWINNING E AS FERRAMENTAS WEB 2.0

Mário Guedes

mario.guedes@dge.mec.pt; marioguedes@aegileanes.pt

AE Gil Eanes – DGE/NSS – Embaixador eTwinning para a Região Algarve

 

No contexto do ensino-aprendizagem, o recurso a computadores, à Internet e a outras tecnologias é uma mais-valia no que respeita ao trabalho colaborativo, tratando-se de um importante contributo para dinamizar uma informação de melhor qualidade sobre a Europa e um espírito europeu na comunidade educativa.

 

Acreditamos que as relações interpessoais que se estabelecem entre os alunos/famílias/professores portugueses e europeus potenciam a dimensão europeia e o exercício da cidadania global, sendo protagonista nos projetos europeus e facilitando o acesso de todos à educação.

 

Assim, esta formação pretende ajudar os professores a perceberem como podem integrar o eTwinning nas suas práticas letivas, bem como recorrer a metodologia de projeto. O projeto eTwinning ajuda a desenvolver várias competências nos alunos, tais como: criatividade, colaboração, comunicação, valores, atitudes, resolução de problemas, digitais, entre outras. Neste sentido, é importante que os professores façam uma primeira incursão pela plataforma de suporte para:

  • Explorar e analisar o espaço do professor, o eTwinning Live.
  • Analisar e debater metodologias de trabalho na sala de aula, de acordo com o público-alvo e com os conteúdos curriculares.
  • Compreender a filosofia subjacente aos projetos eTwinning.
  • Conhecer o conceito web 2.0 e novas tendências na educação.
  • Utilizar ferramentas web 2.0 em contexto de sala de aula.
  • Aplicar as ferramentas web 2.0 ao eTwinning.

Destinatários: todos os grupos disciplinares

Material: PC ou tabel com acesso à internet