Química e literacia dos media: um resultado cristalino

Anabela Brás de Oliveira Estudante

anabela.estudante@aejdfaro.pt

Agrupamento de Escolas João de Deus

Uma aula laboratorial de Química do 11.º ano, cujo objectivo era investigar o efeito da temperatura na solubilidade de um soluto sólido em água (AL 2.4), permitiu o desenvolvimento de competências propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos media (Literacia dos media). Os alunos filmaram em time-lapse a cristalização de um sal, melhoraram o processo de filmagem, produziram dois vídeos ilustrativos do processo, aprenderam a utilizar um código QR, construíram a descrição dos vídeos seguindo os conselhos da Youtube Academy e elaboraram um cartaz com códigos QR que facilitam o acesso aos dois vídeos. O trabalho foi realizado em colaboração com a Biblioteca Escolar, atendendo às competências identificadas no referencial Aprender com a biblioteca escolar e ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

REFERÊNCIAS

REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Aprender com a biblioteca escolar 2017-2018. [Em linha]. Lisboa: RBE [Consult. 1 jun. 2016]. Disponível em WWW:<URL:http://www.rbe.minedu.pt/np4/89/>

 

CONDE, Elsa ; MENDINHOS, Isabel ; CORREIA, Paula (coord) – Atividades para aprender com a biblioteca escolar. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares, 2016. [Consult. 1 jun. 2016]. ISBN 978-989-8795-02-1. Disponível em WWW:<URL: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/np4/?newsId=1722&fileName=
atividades_ref2016.pdf >

 

CONDE, Elsa ; MENDINHOS, Isabel ; CORREIA, Paula (coord) – Aprender com a biblioteca escolar: referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. 2ª ed. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares, 2017. ISBN 978-989-8795-07-6. Disponível em WWW:<URL:http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1906/referencial_2017.pdf>