GINCANA AFONSINA

Vítor Augusto B. Feiteira

rotiv.formacao@gmail.com

Escola Básica de D. Afonso III – Faro

 

A apresentação irá incidir sobre a utilização dos códigos de resposta rápida (Qr-code), no âmbito das celebrações relativas ao dia do Patrono na Escola Básica D. Afonso III – 05 maio.

A comemoração é organizada por um grupo representativo dos diversos departamentos, no meu departamento decidiu-se apostar nas novas tecnologias e passar do tradicional “rally-paper” para uma atividade semelhante utilizando aplicações web 2.0, tais como o Google Drive (formulários/inquéritos), e assim realizar a atividade tal como um rally, mas agora com um telemóvel e o aplicativo leitor de códigos Qr. Foram elaborados cartazes e folhetos com os códigos que foram colocados em diversos locais da escola e divulgou-se um poema inédito homenageando D. Afonso III, escrito pela professora Nélia Pereira. Também se disponibilizou um par de vídeos e textos sobre D. Afonso III, que possibilitaram as respostas a algumas questões.

No dia da Festa os alunos e encarregados de educação que quisessem participar só teriam de seguir as indicações dadas e responder às questões através do leitor de Qr.