ENSINO E APRENDIZAGEM COM RECURSO À REALIDADE AUMENTADA
David Costa e Maria Cândida Vieira
davcosta@gmail.com; candidasvieira@gmail.com
Educom-APTE/Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira
As TIC são uma presença constante e incontornável em todas as áreas das sociedades atuais. Neste contexto, as literacias digitais vão para além da capacidade de utilização dos computadores, envolvendo um conjunto de competências que compreende a utilização e produção de artefactos/produtos digitais, processamento e recuperação da informação … bem como um vasto conjunto de competências na utilização dos computadores e outros dispositivos para fins profissionais (UNESCO, 2011). Numa sociedade cada vez mais digital fará sentido ignorarmos as potencialidades pedagógicas dos dispositivos móveis, nomeadamente os telemóveis? Partindo desta premissa e com o objetivo de se explorarem estratégias pedagógicas alternativas (ou complementares) aos sistemas mais tradicionais de aprendizagem, a realidade aumentada será o foco da sessão prática. Serão desenvolvidas atividades dirigidas a todos os níveis de escolaridade.
REFERÊNCIAS
Bibliografia: UNESCO. (2011). Digital Literacy in Education. Moscovo. Obtido de http://bit.ly/1tQ6vAC”
Material:
PC com ligação à internet, telemóvel e/ou tablet com ligação à internet.
Instalar no telemóvel/tablet a aplicação HP Reveal, disponível em: https://studio.hpreveal.com/landing