DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS AO PERFIL DOS ALUNOS: AS TIC E O CURRÍCULO

Cristina Filipe

cristinafilipe@aebuzio.pt

Agrupamento de Escolas de Búzio

 

O impacto das transformações a que assistimos na sociedade atual condiciona, inevitavelmente, a forma como acedemos ao conhecimento, como aprendemos, como comunicamos e nos integramos socialmente.

Estas transformações, relacionadas com a revolução tecnológica e digital, refletem‑se na escola, à qual se exigem propostas de trabalho pedagógico que proporcionem aos alunos o contacto com recursos alternativos de aprendizagem, relacionando-os não só com as competências básicas de leitura, matemática ou ciências, mas também com as competências da informação, digitais e dos média, as tão conhecidas LITERACIAS DOS MEDIA. O facto destas literacias estarem presentes em todas as áreas e ambientes de aprendizagem, faz do seu desenvolvimento uma responsabilidade da escola. Este propósito está também visivelmente presente nas “Competências-Chave”, do “Perfil do Aluno para o Século XXI”.

Tendo este pressuposto como ponto de partida, o Agrupamento de Escolas do Búzio considerou a participação no projeto Genius10 uma oportunidade estratégica de intervenção na escola, integrando-a no contexto do seu PAE – Plano de Ação Estratégica para a promoção do sucesso, nomeadamente na sua Finalidade – “melhoria do trabalho pedagógico em sala de aula e da qualidade das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos” – Potencialidades – “Atitude de abertura e dinamismo do corpo docente a novos recursos de aprendizagem (nomeadamente tecnológicos) e a novas situiações de aprendizagem” – e Oportunidades – “Maior utilização dos recursos TIC”.

Assim, os objetivos que presidiram a esta decisão foram os seguintes:

– Desenvolver a capacidade de resolução de problemas;

– Dotar os alunos de conhecimentos necessários para o uso criativo e informado das tecnologias;

– Criar condições de acesso e oportunidades de aprendizagem, no domínio das tecnologias;

– Capacitar os jovens para a compreensão crítica da mensagem mediática;

– Contribuir para a inclusão dos jovens numa sociedade dominada pelas tecnologias e pelos média.