PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS ATRAVÉS DE PROJETOS ETWINNING

Joaquim Almeida

Joaquim.miguel.almeida@sa-miranda.net

Agrupamento de Escolas Sá de Miranda

 

A competência digital é essencial para a aprendizagem, o trabalho e a participação ativa na sociedade. Assim, tão importante quanto entender a competência de um aluno é saber como desenvolvê-la. Nesse sentido, é necessário identificar quais são os diferentes aspetos que devem ser trabalhados para que nossos alunos adquiram a competência digital que o mundo atual exige.

De acordo com o Quadro Comum Europeu sobre Competências Digitais: DigComp 2.0 (2016), existem 5 áreas a desenvolver: Informação, Comunicação, Criação de Conteúdos, Segurança e Resolução de Problemas.

Esta comunicação pretende dar a conhecer algumas atividades realizadas no âmbito de projetos eTwinning em que se promoveram a integração das novas tecnologias e o desenvolvimento das competências digitais de professores e alunos, mostrando que esta plataforma, não só proporciona um ambiente seguro para que professores e alunos comuniquem e trabalhem com colegas de outras instituições nacionais e europeias, como permite o desenvolvimento das competências digitais através da troca de experiências e partilha de diversas ferramentas digitais para os mais variados fins.

 

 

REFERÊNCIAS

 

Vuorikari,  R., Punie,  Y., Carretero Gomez S.,  Van den  Brande, G.  (2016).  DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizens. Update Phase 1:  The Conceptual Reference Model.  Luxembourg. Publication Office of the European Union.  Documento disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303960042_DigComp_20_The_Digital_Competence_Framework_for_Citizens_Update_Phase_1_the_Conceptual_Reference_Model.