ARTE MAKERS: A CULTURA MAKER COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO NAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS

Manuel Moreira

manuelmoreira22@gmail.com

Escola Básica de São Bruno, Caxias

 

 

O presente resumo tem como objetivo principal partilhar o trabalho desenvolvido com várias turmas do 1º ciclo no âmbito da disciplina de Expressões Artísticas, tendo por base o Movimento Maker como processo de aprendizagem, onde se aplicaram metodologias como o visual thinking e utilizaram vários recursos tecnológicos digitais. A diversidade de projetos desenvolvidos implicou uma reformulação das estratégias pedagógicas e proporcionou a utilização de novos recursos na construção de vários protótipos que se adequassem às necessidades de cada projeto, e que funcionou como pequeno laboratório criativo de experimentação no campo das artes visuais e expressões artísticas. Um ensino baseado na cultura maker, no DIY (Do-It-Yourself), na resolução de problemas e metodologia projetual, onde as tecnologias tiveram uma importância relevante em todo o processo de aprendizagem. Enumera-se alguns dos projetos desenvolvidos: processos aleatórios de criação artística com vários mecanismos, mini robôs artistas, mini teatros, escultura, brinquedos cinéticos; com utilização de materiais simples e recurso a meios como: tablets, smartphones, impressoras 3D, canetas 3D e corte a laser. Os resultados obtidos servem como elementos de reflexão sobre a eficácia da dinâmica implementada, apesar dos vários constrangimentos encontrados e, do impacto que teve em toda a comunidade educativa.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

  • Andersen, C. (2012). Makers, The New Industrial Revolution. Crown Business.
  • Thomas, A. (2014). Making Makers, kids, tools, and future of inovation. Maker Media, Inc.
  • Gonçanves, R. (2016). Regresso à Oficina: Repercussões do Movimento Maker no Ensino em Design. (Tese de Doutoramento). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/17029