A PLATAFORMA WIX COMO FERRAMENTA DE APOIO À CRIAÇÃO DE UM PORTEFÓLIO DIGITAL

Margarida Seixas

mcmseixas@sapo.pt

Agrupamento de Escolas de latino Coelho – Lamego

 

Neste workshop pretende-se apresentar a plataforma digital WIX e as suas potencialidades na criação de portefólios digitais.

Com o aparecimento da Web 2.0 o ambiente online perdeu a rigidez e imutabilidade, que caracterizava os sites estáticos da primeira geração da internet, para ganhar um novo dinamismo e volatilidade, com apoio em plataformas que permitem, aos seus utilizadores, trabalhar de forma colaborativa pela interconexão de saberes. O Wix é um serviço gratuito que permite a criação de sites dinâmicos baseados em flash permitindo de forma, muito facilitada e intuitiva, reduzir o processo de criação de uma página web transformando-o num recurso promissor à criação de e-portefólios.

O participante no workshop será convidado a fazer a inscrição na plataforma sendo, depois, guiado na criação de um e-portefólio para partilha de conteúdos digitais. Serão realizadas algumas tarefas relacionadas com (1) edição de imagens, cores, fontes, texto, formas, links e botões; (2) personalização de menus e páginas; (3) inserção de formulários de contato, ícones de redes sociais e (4) proteção de conteúdos com recurso a password.

No final do processo de formação pretende-se que o docente consiga usar esta tecnologia, numa dada área curricular e integrada numa estratégia pedagógica específica; para um determinado contexto educativo promovendo a construção do conhecimento do aluno, relativo a um determinado conteúdo ou objetivo educacional previamente definido (Moreira, Monteiro & Barros, 2015)

 

REFERÊNCIAS

 

Moreira, J. A., Monteiro, A. &. Barros, D. M. (2015). Formação de professores para a Web 2.0: O TPACK como referencial teórico. Em: Moreira, J. A., Barros, D., & Monteiro, A. (org.),  Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games. Wh!te Books.