ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO POR BLOCOS NAS PRIMEIRAS IDADES

Manuel Meirinhos

meirinhos@ipb.pt

Research Center in Basic Education, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

 

Uma das mais recentes linhas de introdução das tecnologias educativas em contexto de aprendizagem tem sido a robótica pedagógica e a programação por blocos. Esta introdução tem sido o desígnio de alguns países preocupados com o desenvolvimento de competências a fim de preparar os alunos para viver na sociedade digital. Muita da investigação neste campo aponta para o facto de, tanto a robótica pedagógica como a programação por blocos, promoverem o desenvolvimento cognitivo, incrementando o pensamento estratégico, as capacidades lógicas, criativas, de resolução de problemas e de colaboração. Têm havido também uma tendência para introduzir a robótica e a programação em idades mais precoces, nomeadamente no Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Existem no mercado um conjunto de robots de diferentes marcas que se destinam a esta faixa etária. No que respeita à programação por blocos, existe também, alguma variedade de plataformas online, com grande utilidade para iniciar as crianças na programação por blocos, como o Code.org, o Blockly-games, o Roberta lab, o Scratch JR, e ainda plataformas comerciais como o Kodable, o Code-Monkey, entre outros.

Esta ação tem por objetivo sensibilizar os professores a utilizar estas ferramentas numa altura em que algumas escolas começaram a adquirir kits de os robots pedagógicos. Num momento inicial da ação os professores observarão a exploração destas ferramentas por algumas crianças de 7 anos. Posteriormente, os professores explorarão, eles próprios os robots e as plataformas de aprendizagem da programação por blocos. Espera-se assim contribuir para que os educadores e professores de 1º Ciclo, participantes na atividade, fiquem mais conscientes do porquê e como introduzir estas tecnologias em contextos de aprendizagem.