SCRATCH NO ENSINO BÁSICO

João Sérgio Sousa1,3; Maria Raquel Patrício,1,2,3

jsergio@ipb.pt; raquel@ipb.pt

1Instituto Politécnico de Bragança

2Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança

3Centro de Competências TIC do Instituto Politécnico de Bragança

 

 

O Scratch é uma linguagem de programação visual, por blocos, muito apelativa e amigável que permite criar jogos, histórias e animações interativas. Este software possibilita desenvolver nos alunos um conjunto alargado de competências, como o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade; competências digitais; competências de comunicação e sociais; competências relacionadas com as áreas disciplinares e não disciplinares.

Esta sessão prática tem como objetivos: desenvolver a consciência para o papel do Scratch na promoção do pensamento computacional; motivar os professores para atividades de aprendizagem de programação com Scratch promovendo o sucesso escolar e a criatividade; experienciar situações de aprendizagem, mediadas pelo Scratch, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; criar um projeto com o Scratch.

Far-se-á uma abordagem rápida à interface Scratch referindo as vantagens e desvantagens das versões on-line e off-line. Apresentam-se alguns recursos complementares para elaboração de material a utilizar nas aplicações (edição de imagem – The Gimp; edição de som – Audacity; Repositórios digitais de média – ex.: FindSounds.com). Apresentam-se, também, alguns exemplos práticos de aplicações a conteúdos programáticos dos ciclos de estudo considerados com a análise do código respetivo.

A sessão prevê um espaço para elaboração de uma aplicação prática aos domínios curriculares do/as participantes na oficina de formação.

 

Destinatários: professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Material: computador ou portátil com ligação à Internet e acesso à plataforma disponível em https://scratch.mit.edu

 

REFERÊNCIAS

Badger, M. (2014). Scatch 2.0 Beginners Guide. Birmingham: [PACKT] Publishing.

 

Jesus, C. (2016). Scratch & Kodu – Iniciação à programação no Ensino Básico. Lisboa: FCA.

 

Resnick, M., & Bers, M. U. (2015). The Official ScratchJr Book: Help Your Kids Learn to Code. San Francisco, CA: No Starch Press.

 

The MagPi Team. (2016). Learn to Code with Scratch. Sle: Raspberry Pi.

 

Van Pul, S., & Chang, J. (2014). Scratch 2.0 game development. Birmingham: [PACKT] Publishing.