À DESCOBERTA DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS INOVADORAS PARA A POESIA DE CAMÕES

Fernanda Lamy

fernanda.lamy@gmail.com

Escola Secundária de Albufeira – Agrupamento de Escolas Albufeira Poente

 

Se pensarmos que um dos principais desafios que se colocam ao professor atualmente é motivar os alunos para a Escola e a aprendizagem, a disciplina de Português apresenta-se como uma das mais desafiantes, uma vez que a complexidade e a especificidade do estudo do texto literário condicionam a motivação e o interesse dos alunos, que se sentem afastados dos textos e desmotivados para  estudá-los.

Nesta comunicação apresenta-se, então, um cenário inovador de aprendizagem para a poesia lírica de Camões, desenvolvido no âmbito de uma oficina de formação realizada no CFAE Portimão e Monchique neste ano letivo. O cenário em questão foi maioritariamente suportado pelas tecnologias, combinando-as com a Aprendizagem Ativa e o Modelo Pedagógico do MEM, surgindo esta sinergia como uma mais valia pedagógico-didática destinada a despertar o interesse dos alunos pela disciplina, promover o sucesso e a autoestima de todos, em vez de estimular o individualismo e a notoriedade de alguns. O sucesso de cada um só se atinge com o sucesso de todos, pois ninguém aprende sozinho.

Por conseguinte, as expetativas apontam para o empenho e a progressão dos alunos, que constituirão igualmente fator de motivação para o professor (salientando-se o seu papel de gestor, orientador da aprendizagem, contrariando o modelo docente do ensino tradicional) e meio de este evoluir profissionalmente, tendo em conta que se sentirá estimulado a acompanhar e a fazer a sua própria aprendizagem a partir da prática, refletindo sobre a mesma e redimensionando-a, desenvolvendo-a de acordo com os resultados dos alunos.