O TELEMÓVEL E O FACEBOOK NA ESCOLA DO SÉCULO XXI

Isabel de Lurdes Pereira do Cabo

Isacabo.1978@gmail.com

Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

 

Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma experiência pedagógica de aprendizagem móvel no âmbito da integração móvel e da utilização do Facebook na disciplina do Espanhol como segunda língua estrangeira numa escola pública portuguesa com alunos do 12.º ano, nível de continuação.

Este trabalho tem como objetivo saber as perceções dos alunos em relação ao potencial educativo do telemóvel e do Facebook; introduzir fatores que aumentem a motivação, o envolvimento e a melhoria da aprendizagem; e verificar o impacto da integração das duas ferramentas nas práticas pedagógicas.

Neste estudo de caso, recorreu-se ao uso de questionários com respostas fechadas e respostas abertas. Os resultados mostram que tanto o telemóvel quanto o Facebook têm um papel muito relevante e onipresente na vida dos nativos digitais, que o relacionamento positivo que eles têm com as duas ferramentas na sua vida pessoal é transferido para as atividades pedagógicas.

Esta pesquisa também conclui que urge que a escola se atualize e leve em conta o mundo tecnológico que a envolve, que sejam implementadas novas práticas pedagógicas, nomeadamente que recorra às redes sociais como aliados educacionais e que o desenho das aulas de línguas considere atividades que integram dispositivos móveis dos alunos.

Em suma, nesta comunicação, o telemóvel e o Facebook serão apresentados como ferramentas promotoras das seguintes competências do século XXI: digital, comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade, responsabilidade pessoal e social.