O E-PORTEFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NAS APRENDIZAGENS

Margarida Seixas

mcmseixas@sapo.pt

Agrupamento de Escolas de latino Coelho – Lamego

Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer portefólio digital como instrumento de avaliação nas aprendizagens e apresentar quais as vantagens e os constrangimentos desta mesma ferramenta.

“Nos últimos anos, em Portugal, as atenções de investigadores, decisores políticos e professores têm-se dirigido para os e-portefólios” (Marques & Reis, 2009, p. 59) em resultado do que consideram serem as suas potencialidades. Tal como os portefólios em formato papel, os portefólios digitais permitem: a obtenção de uma visão global do percurso do aluno por análise dos processos que este utiliza para a obtenção do resultado final; a possibilidade de inclusão de elementos multimédia e hipermédia, enriquecendo os conteúdos e a aprendizagem; o desaparecimento das barreiras geográficas e temporais transformando esta ferramenta num instrumento poderoso de partilha, entreajuda e desenvolvimento da inteligência coletiva. Os constrangimentos relativos ao e-portefólios prendem-se essencialmente com questões de natureza técnica como: falta de equipamentos informáticos, dificuldades pontuais de acesso à rede, desconhecimento e uso incorreto das ferramentas digitais, quer por parte dos professores, quer por parte dos alunos, etc.

Serão apresentados alguns exemplos concretos já implementados na minha prática docente e algumas plataformas digitais disponíveis para o efeito.

 

REFERÊNCIAS

 

Marques, C. & Reis, P. (2009). E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico – Estratégia de promoção e certificação de competência. In Educação, Formação & Tecnologias, 2 (2), 58-66.