PROBÓTICA NO CENTRO ESCOLAR DE ALIJÓ

António Manuel Vilela Mansilha

Antonio.mansilha.757@aealijo.edu.pt

Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó – Centro Escolar de Alijó

 

Nesta comunicação pretende-se apresentar o percurso da implementação das TIC no 1.º Ciclo, no Centro Escolar de Alijó, ao longo dos últimos três anos, iniciado com o projeto de “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo” e, atualmente, através do projeto “Probótica – Programação e Robótica Ensino Básico”.

A introdução das TIC no Centro Escolar de Alijó, através dos projetos já referidos, é concretizada na disciplina de Oferta Complementar abrange todos os alunos do 3.º e 4.º anos. Esta oferta, atualmente, de acordo com as linhas orientadoras do Probótica, está organizada em quatro áreas das ciências da computação (Pensamento Computacional, Algoritmia, Programação e Robótica), estruturadas de acordo com padrões de desenvolvimento – iniciais, intermédios e avançados. Procura-se, através de metodologias ativas de aprendizagem, dinamizar atividades de programação e robótica centradas em temáticas interdisciplinares e Cenários de Aprendizagem diversificados, contribuindo assim, para o desenvolvimento de capacidades associadas à computação, aumento dos níveis de literacia digital dos alunos e competências transversais ao currículo.

Esta disciplina tem sido uma janela de oportunidades ou alavanca para a participação em projetos como o e-Twinning, Concurso “Conta-nos uma história!”, realização de visitas virtuais ao Zoo de Lisboa por Skype, participação em eventos como a Code Week, Hora do Código, Dia da Internet Mais Segura, etc… gerando-se sinergias entre os projetos e eventos, e conteúdos das diversas disciplinas, o que contribui para elevar a motivação dos alunos e consolidação de conteúdos.