A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: A PLATAFORMA CLASSDOJO NO 1.º CEB

Isabel de Lurdes Pereira do Cabo

isacabo.1978@gmail.com

Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

Neste workshop pretende-se apresentar a plataforma ClassDojo, abordar o conceito de “gamification” dar a conhecer as potencialidades da ferramenta no âmbito da gestão das atividades pedagógicas e como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação com recurso à implementação de tarefas com feedback em tempo real e efetiva participação dos alunos.

Este workshop tem ainda como objetivos proporcionar aos docentes presentes as experiências que podem oferecer aos seus alunos nas suas salas de aula e aprender a criar as suas próprias atividades de aprendizagem.

A ClassDojo é uma plataforma de gestão de comportamentos com feedback em tempo real através da atribuição de pontos positivos ou negativos, que possibilita a produção automática relatórios com informações sobre as atitudes dos alunos. Os resultados obtidos podem ser partilhados com os pais e alunos.

Este workshop pretende-se também sublinhar o potencial das tecnologias no campo da conceção e implementação de ambientes de aprendizagem inovadores no processo de ensino, aprendizagem e avaliação como uma estratégia para promover o sucesso escolar de e para todos os alunos e motor de desenvolvimento de competências educativas na era digital.

Material: os interessados em frequentar a ação devem fazer-se acompanhar de um computador portátil e de um smartphone com acesso à internet.