APRENDENDO “A HABLAR” ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

Sílvia Maria Fonseca de Assunção

silviamfassuncao@gmail.com

Agrupamento Escolas Latino Coelho

 

No contexto educativo, temos de recorrer a vários instrumentos que levem em consideração a diversidade das necessidades educativas dos alunos. Como tal, segundo o referido no documento Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, “trata-se de encontrar a melhor forma e os recursos mais eficazes para todos os alunos aprenderem” (p.24).

O Recurso à Robótica Educativa tem sido entendido como uma alternativa às abordagens pedagógicas tradicionais no ensino/aprendizagem de diversos conteúdos curriculares e na aquisição das respetivas competências.  No entanto, são ainda relativamente escassos os recursos ao dispor da comunidade educativa, para uma implementação da robótica educativa nas salas de aula.

Como tal, esta comunicação visa partilhar alguns cenários de aprendizagem na língua estrangeira, espanhol, com alunos da educação especial, para que de certa forma, tentar cumprir as orientações agora delineadas pelo Ministério de Educação, quando no documento Aprendizagens Essenciais refere que “a aprendizagem das línguas estrangeiras assume um papel dinâmico e ativo na realização de projetos interdisciplinares (…) utilizando diferentes tecnologias na exploração, organização, criação, e divulgação de ideias, produtos e experiências em formatos diversos” (pp. 4).

Em suma, identificar e contextualizar o que se pretende que os alunos desenvolvam, aprendendo programando, em projetos, ao criar histórias, animações e jogos e resolvendo desafios do quotidiano através da programação e da robótica, considerando diferentes cenários de aprendizagem suportados por metodologias ativas de ensino e de aprendizagem.