APRESENTAÇÕES INTERATIVAS COM POWTOON E GENIALLY

Joaquim Miguel Carvalho de Almeida

Joaquim.miguel.almeida@sa-miranda.net

Agrupamento de Escolas Sá de Miranda

 

A exploração das tecnologias da informação na sala de aula pode constituir um instrumento de grande utilidade e riqueza pedagógica.

Neste workshop procura-se demonstrar as várias possibilidades da utilização de algumas ferramentas da Web 2.0, nomeadamente o Powtoon e o Genially, conhecendo as suas potencialidades e explorando estas ferramentas para a construção de apresentações interativas em contexto educativo.

Powtoon e Genially são ferramentas para criar apresentações online com uma interface intuitiva, gráfica e divertida, sendo muito úteis para o professor criar conteúdos motivadores e atraentes ou deixar os alunos se aventurarem dando asas à sua imaginação.

Estas ferramentas têm a vantagem de permitir fazer apresentações em formato de animação, disponibilizando uma amplia variedade de fontes, diferentes fundos e modalidades de transição de slides, fazendo delas ferramentas especialmente adequadas para a criação de apresentações interativas, criativas e dinâmicas.

Assim, atendendo à especificidade do tema, será feita uma exploração guiada pelas ferramentas, seguida de uma metodologia hands on para que os formandos possam ir experimentando as técnicas propostas.