WORKSHOP STEAM

SCRATCH e MAKEBLOCK©

Samuel António e Isabel Costa

  profsamuelantonio@gmail.com ; isabel.costa.71@hotmail.com

Agrupamento de Escolas José Afonso; Agrupamento de Escolas Ruy Luís

 

Dado o estado da arte no que concerne ao uso de robôs em contexto educativo, não estará longe da verdade que a utilização de Robótica educativa (RE), admite outras mais-valias, mas desde logo se destaca a motivação acrescida dos aprendentes.

Segundo Borges (2012, p. 72) existem enumeras potencialidades na introdução da robótica no processo educativo, o autor destaca entre outras: a interdisciplinaridade, a motivação e estímulo da criatividade, a visualização rápida dos resultados práticos, o raciocínio lógico, a aprendizagem pela resolução de problemas, o desenvolvimento de pensamento abstrato, a partilha e pesquisa de informações a nível global, a aplicação prática dos conhecimentos.

O “WORKSHOP STEAM SCRATCH e MAKEBLOCK©”, pretende desenvolver algumas atividades práticas usando a programação com Scratch e robótica, como metodologia que permita ao professor potenciar nos alunos o desenvolvimento de diversas competências.

 

Workshop Steam Scratch e Makeblock – programação de objetos tangíveis.

Objetivos: pretende-se desenvolver algumas atividades práticas usando a programação com Scratch e a RE como metodologia que permita ao professor potenciar nos alunos o desenvolvimento de diversas competências

Conteúdos a abordar:

– STEAM EDUCATION – Ciência / Tecnologia / Engenharia / Arte / Matemática

– Programação visual com Scratch

– Controlar robôs e programar individualmente componentes Makeblock / Arduino

– Criação de jogos / aplicações em interação com o meio ambiente

Destinatários: Professores / formadores.

Material que os professores deverão levar para workshop: Portátil com ligação Bluetooth.

REFERÊNCIAS:

Borges, A. P. R. P. (2012). Uma experiência educativa com robótica inteligente (Mestrado). Universidade do Minho, Braga.