WORKSHOP STEAM
SCRATCH e MAKEBLOCK©
Samuel António e Isabel Costa
profsamuelantonio@gmail.com ; isabel.costa.71@hotmail.com
Agrupamento de Escolas José Afonso; Agrupamento de Escolas Ruy Luís
Dado o estado da arte no que concerne ao uso de robôs em contexto educativo, não estará longe da verdade que a utilização de Robótica educativa (RE), admite outras mais-valias, mas desde logo se destaca a motivação acrescida dos aprendentes.
Segundo Borges (2012, p. 72) existem enumeras potencialidades na introdução da robótica no processo educativo, o autor destaca entre outras: a interdisciplinaridade, a motivação e estímulo da criatividade, a visualização rápida dos resultados práticos, o raciocínio lógico, a aprendizagem pela resolução de problemas, o desenvolvimento de pensamento abstrato, a partilha e pesquisa de informações a nível global, a aplicação prática dos conhecimentos.
O “WORKSHOP STEAM SCRATCH e MAKEBLOCK©”, pretende desenvolver algumas atividades práticas usando a programação com Scratch e robótica, como metodologia que permita ao professor potenciar nos alunos o desenvolvimento de diversas competências.
Workshop Steam Scratch e Makeblock – programação de objetos tangíveis.
Objetivos: pretende-se desenvolver algumas atividades práticas usando a programação com Scratch e a RE como metodologia que permita ao professor potenciar nos alunos o desenvolvimento de diversas competências
Conteúdos a abordar:
– STEAM EDUCATION – Ciência / Tecnologia / Engenharia / Arte / Matemática
– Programação visual com Scratch
– Controlar robôs e programar individualmente componentes Makeblock / Arduino
– Criação de jogos / aplicações em interação com o meio ambiente
Destinatários: Professores / formadores.
Material que os professores deverão levar para workshop: Portátil com ligação Bluetooth.
REFERÊNCIAS:
Borges, A. P. R. P. (2012). Uma experiência educativa com robótica inteligente (Mestrado). Universidade do Minho, Braga.