Comunicações Convencionais a decorrer na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte de Caparica

 

Em 15 minutos de apresentação mais 5 de discussão, pressupõe a partilha de metodologias, atividades, ferramentas ou estratégias recorrendo às TIC no âmbito da atividade docente.
Sugere-se a partilha dos produtos resultantes das atividades desenvolvidas com os alunos, as mais-valias para o processo de ensino e aprendizagem e os constrangimentos, se os houver. 

CC Monte de Caparica 1 - Partilha de práticas de oficinas "Capacitação Digital de Docentes"

João Miguel Bolinhas dos Santos Mouro, FCT/Universidade Nova Lisboa - Lisboa

Nesta apresentação irei mostrar a minha experiência junto dos vários CFAE com que tenho trabalhado os cursos de Capacitação Digital de Docentes (CDD) ao abrigo do Plano de Transição Digital (PTD).

Tenho lecionado essencial o nível 2 e 3, e irei partilhar o processo como foi pensado a própria estrutura do curso, as plataformas onde foi desenvolvido, a metodologia desenvolvida e o feedback dos formandos.

Por fim, colocar alguns pontos sobre o futuro destas formações. Tendo sido iniciadas em pandemia foram dinamizadas ao abrigo do regime de exceção em vigor e isso colocou algumas questões, e terminando irá colocar muitas mais que faz sentido serem discutidas.

CC Monte de Caparica 2 - As fases da carreira profissional de docentes em formação em contexto: o caso da plataforma Khan Academy

Ana Isabel Rio Tinto de Matos, ISPA, Instituto Universitário - Lisboa

Este estudo teve como objetivo principal caracterizar o papel dos professores em formação envolvendo o uso da tecnologia e a aplicação da formação no contexto das suas práticas pedagógicas. A formação abordou a utilização da Plataforma Khan Academy para ensinar e aprender matemática, promovendo um conjunto diverso de recursos didáticos adaptados aos diferentes anos de escolaridade. Estiveram envolvidos professores do 1° ao 3° ciclos  de diversos agrupamentos de escola do centro e norte de Portugal, que frequentaram esta formação, ao longo de um ano letivo. A caracterização das estratégias utilizadas pelos professores para o ensino e a aprendizagem em matemática será feita segundo as fases da carreira profissional de Huberman, procurando analisar as possíveis variações na aplicação dos recursos desenvolvidos na formação face às diferentes fases da vida profissional. 

Domingos, A., Santiago, A., Ventura, C., Costa, C., Matos, J., Machado, R. & Teixeira, P. (2017) Monitoring a technological based approach in mathematics in Portugal - the case of khan academy. Proceedings of the 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching - ICTMT 13, 331-337.


Huberman, M. (1989). The professional life cycles of teachers. Teacher college Record, 91(1), 31-57.

Matos, A. (2017). A supervisão de professores: entre o mito e as metáforas. Contributos de um estudo de caso para a avaliação e o desenvolvimento profissional e organizacional escolar. Tese de Doutoramento